quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Espera.



Um mar inteiro à minha espera enquanto eu esperava, nos dias todos que cabem num ano, por estes dias. Agora o reencontro que apazígua. E à minha espera uma casa que me acolhe sempre de braços abertos, os meus cantos, as minhas coisas, as minhas pessoas. Tudo aqui  reunido para uns dias de descanso bem merecido.
E sei, tal como Sophia de Mello Breyner Andresen que "Quando eu morrer, voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do mar."

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Almudena.












O interessante de voltar a uma cidade que já se conhece é descobrir segredos ou lugares que passaram despercebidos em visitas anteriores. Depois de ter estudado nesta cidade e de várias vezes ter cá voltado descubro esta Catedral pela primeira vez. A Catedral de Santa Maria La Real De La Almudena.

Neoclássica por fora ao entrar impressiona com os tectos pintados com cores exuberantes. Na abóboda as pinturas de Kiko Arguello, num estilo bizantino, vemos representações de vários momentos da história de Jesus Cristo como a crucificação e a ascensão. A cúpula está decorada com um céu estrelado cujas cores se destacam das restantes pinturas dos tectos.

É sem dúvida um marco na cidade de Madrid, com uma construção moderna mas já com alguma carga histórica. E foi bom ter descoberto um pedacinho desconhecido até agora.

terça-feira, 30 de julho de 2013

San Miguel.








Os bairros antigos, restaurante e tabernas, parecem conduzir-nos de volta no tempo, próximo à Plaza Mayor encontra-se um desses exemplos, o mercado de San Miguel, que funciona como ponto de encontro, um espaço de convívio onde apetece estar. Para tapear ou ir de tapas, um costume que faz parte da cultura de nuestros hermanos.
Como adoro mercados, não poderia deixar de visitar este lugar histórico e monumental e saborear umas magnificas tapas. Aqui as frutas, os condimentos, as carnes, os queijos e outras delícias locais convivem lado a lado com o nosso pastel de nata e a famosa bica. E, onde é possível beber uma sangria de Vinho do Porto. Deliciosa!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

La belleza encerrada.





O bom de sair é isto, poder trazer gravado na retina a beleza toda que quisermos e de que somos capazes. Desta vez a beleza não ficou fechada, veio comigo, registada na memoria e nas fotos, de um sitio que é para ir e para estar com calma, o Museu do Prado. O museu que guarda uma das colecções de pintura mais espetaculares. E é absolutamente imprescindível a visita ao espaço dedicado a Velázquez, pintor do qual o museu tem uma extraordinária coleção, e que se destaca o quadro “As Meninas”, e as salas dedicadas a Goya, o pintor que revolucionou a arte espanhola no século XVIII. 
Mas desta vez mais, La belleza encerrada. De Fra Angelico a Fortuny  obras de pequeno formato que permite ver nos detalhes mais singulares a origem do refinamento, "Um exercício narcisista do Prado para observar a sua própria beleza". Lindo. A não perder.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Madrid de los Áustrias.






Madrid de los Áustrias, chamada assim por ser a zona onde a dinastia Habsburgo construiu os edifícios históricos de uma cidade que foi escolhida como capital de Espanha. Madrid de Cervantes, Quevedo, Velázquez e Goya. Uma cidade que encanta sempre. Depois de muitos anos volto a uma cidade que para mim está carregada de boas memórias, e mais uma vez Madrid foi sinónimo de muito calor e dias felizes. Desta vez num registo completamente diferente, para assinalar o fim de um ciclo. E, para inicio de uns dias de descanso, um pequeno almoço tipico madrileno, chocolate quente e churros, degustado numa praça linda onde o verde predomina , a Praça do Oriente em frente ao Palácio Real.  Depois as visitas que se impõem, Palácio, Catedral, Museus. Calcorrear as calles Madrileñas durante uns dias e respirar uma cidade rica em arte e história. 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Fim de ciclo.





Encerrar ciclos. Fechar portas. Terminar capítulos. Deixar no passado os momentos que já se acabaram. E porque não podemos continuar a viver lá atrás, é imperativo continuar. Guardar na memória os bons momentos vividos durante três anos. Três longos anos em que as noites se fizeram muito curtas, os fins de semana se colaram à semana e a familia em determinados momentos ficou para trás.
Para festejar o fim deste ciclo, e, porque quis oferecer aos que estão comigo um dia perfeito, uma mesa a concorrer para isso. Uma mesa Primaveril com as minhas flores preferidas e os meus pássaros a anunciar boas novas. 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Fricassé.




Fricassé de frango. Um prato que andava a ser pensado já a algum tempo. E um dia, ao fim da tarde, com mais tempo disponível para preparar o jantar veio o pedido de frango com um molho cremoso. E então surgiu o momento certo para preparar esta receita. E no final os elogios não se fizeram esperar. Muito bom. Para repetir mais vezes.

Como fazer:

4 peitos de frango partidos em pedaços + 1 colher de sopa de manteiga + 1 colher de sopa de azeite + 1 cebola + 1 dente de alho + 1 colher de sopa de farinha + 1 dl de vinho branco +  caldo de galinha + 1 gema + cebolinho picado + sumo de 1/2 limão + pimenta rosa + sal

Primeiro parte-se o frango em pedaços e tempera-se com um pouco e sal e pimenta rosa. Reserva-se.

Leva-se ao lume a manteiga e a cebola bem picadinha e deixar refogar. Junta-se o frango e mexe-se até alourar um pouco. Junta-se o vinho branco e deixa-se ferver por uns minutos. De seguida, adiciona-se o caldo de galinha e deixa-se cozinhar lentamente, cerca de 30 minutos.
Retira-se um pouco do molho para uma tigela e deixa-se arrefecer. Dissolve-se nesse molho 1 colher bem cheia de farinha, 1 gema e o sumo de 1/2 limão. 
Adiciona-se este preparado ao frango e ao restante molho, envolvendo bem. Deixa-se cozer em lume brando por 2 a 3 minutos até engrossar.  Rectifica-se os temperos. 

Na momento em que se serve polvilha-se abundantemente com cebolinho picado. 
Serve-se acompanhado com arroz seco.