quinta-feira, 16 de maio de 2013

Benvenuti


O meu restaurante de sonho fica aqui.



Elegante e tradicional, um eterno convite ao prazer. A Toscana revela uma Itália muito mais tranquila e bucólica, mantendo vivas diversas tradições como a arte da mesa. A aura mistica que envolve o ritual da mesa e slow food, bom vinho e muitos pratos, fazem parte do dia a dia dos habitantes desta região. 
E então o meu restaurante de sonho teria que ser aqui. E seria assim:

À entrada, num dos pátios, o que nunca falta à mesa. Pão, enchidos e vinho.





As mesas no pátio exterior com a luz filtrada pelas heras.




As mesas no interior, luz indirecta, velas, toalhas de linho e copos de cristal. Pratos, móveis e quadros herdados dos avós. Uma casa à disposição de quem se quiser sentar à minha mesa.



A minha cozinha. Onde posso dar asas à imaginação e fazer alquimia com aquilo que a natureza nos oferece. No tempo certo. Legumes e frutos ditados pela cadencia das estações. E massas, sempre, massas frescas.



E ter sempre à mão um copo de vin santo e uns biscoitos, cantucci. Para ir degustando sempre que apeteça.




E da minha cozinha saem estes biscoitos Amaretti. Deliciosos, com um sabor intenso a amêndoa  De comer uns atrás dos outros.




Como fazer:

200 g de açúcar + 180 g de miolo de amêndoa sem pele + 100 g de açúcar  - 1 colher de chá de essência de amêndoas + 3 claras

Triturar a amêndoa com o açúcar. Acrescenta-se a essência de amêndoa  À parte bate-se as claras em castelo e adiciona-se à massa até obter uma massa nem muito dura nem muito mole. 

Bate-se bem até ficar homogêneo. Unta-se um tabuleiro com manteiga e polvilha-se com farinha. 
Faz-se bolinhas de massa e coloca-se no tabuleiro a mais ou menos 3 cm de distancia uma das outras, Polvilha-se com açúcar e vai ao forno a 180 º durante 20 minutos.

E da Toscana quero isto:

"Voglio vivere così
Col sole in fronte
E felice canto
Beatamente

Voglio vivere e goder
L'aria del monte
E per questo incanto
Non costa niente"


Participação no 12º desafio do Convidei para jantar
este mês promovido pelo blog A minha cozinha é a cores

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Batata Doce e Feijocas


Uma noite fria e chuvosa e a vontade de uma sopa de Inverno. Aliar ingredientes pouco prováveis a ver no que é que dava. E aconteceu isto. Uma sopa de conforto, daquelas que apetece sempre que está frio. Daquelas que nos envolve como um abraço.

Como fazer:

1 batata doce + 2 batatas + 1 cebola + 2 cenouras + feijocas + 1 couve coração + 2 dentes de alho + azeite + sal + pimenta verde + 1 l de água

Levar a cebola e os alhos ao lume com o azeite. acrescenta-se o sal e a pimenta e deixa-se estar em lume muito brando. Depois acrescenta-se as batatas e as cenouras. Deixa-se estar um pouco e depois acrescenta- se a água a ferver. Deixa-se cozer durante 30 minutos. Passa-se com a varinha mágica. Acrescentas- se a batata doce partida em cubos pequenos, de seguida acrescenta-se a couve coração e rectificam-se os temperos. Por fim as feijocas cozidas.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Consensual



Por ser consensual, massa de novo. Feita com os ingredientes de sempre, mais uma massa que agradou. Rápida de se fazer, foi o recurso para um jantar que aconteceu muito tarde num dia impossível  Mas que mesmo assim soube muito bem. 

Como fazer:

Massa Cappelletti + cogumelos Paris + azeitonas + tomate cereja + sal + pimenta rosa + azeite + 2 dentes de alho + queijo parmesão

Corta-se o alho em laminas grossas e salteia-se em azeite. Acrescenta-se os cogumelos laminados, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se estar um pouco. De seguida junta-se o tomate cereja e deixa-se acabar de cozinhar. Por fim as azeitonas laminadas.

Entretanto à parte leva-se ao lume água a ferver com sal e um fio de azeite. Coze-se a massa conforme instruções da embalagem. Quando estiver cozida, reserva-se uma chávena de chá de água onde cozeu a massa e escorre-se a restante. Junta-se a massa aos legumes e se necessário junta-se um pouco da água de cozer a massa. 

Serve-se sem demora polvilhada com queijo parmesão.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Uma combinação feliz.



Um doce a evocar o Verão. Uma combinação feliz. Uma mousse muito fresca, feita com a receita base de sempre, a que se acrescenta aquilo que se quiser. Desta vez compota de figo. A receita que está aqui. 

Como fazer:

2 iogurtes naturais + 1/2 lata de leite condensado + 1 pacote de natas + 2 folhas de gelatina + compota de figo 

Hidrata-se a gelatina em água fria. Bate-se as natas até ficarem firmes e junta-se os iogurtes, o leite condensado e a gelatina previamente derretida. 

Leva-se ao frio, em copos individuais, durante umas horas. 
Depois no momento de servir adiciona-se a compota.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Recurso



Quando o tempo escasseia um dos meus recursos é a carne branca, frango ou peru, que pode ser preparada rapidamente sem necessidade de temperos antecipados. E que é passível de mil e uma conjugações. Desta vez peito de frango com molho de laranja. E em 30 minutos uma refeição acabada de fazer, quentinha, aromática e deliciosas. 
E não é preciso mais nada, só isto:

Como fazer:

4 peitos de frango + sal + pimenta rosa + sumo de 2 laranjas + azeite + 1 colher de Maizena 

Tempera-se a carne com um pouco de sal e pimenta. Leva-se ao lume um tacho com o azeite e quando quente adiciona-se a carne. Deixa-se estar até ficar dourada de todos os lados e depois acrescenta-se o sumo das laranjas, tapa-se e deixa-se estar até a carne estar cozinhada. Quando estiver no ponto desfaz-se a maizena num pouco de água fria e acrescenta-se à carne. Deixa-se estar 2 minutos e serve-se sem demora.

Eu disse que não era preciso mais nada, mas sim, arroz branco, muito solto. E vinho, o de hoje branco fresquíssimo  e pão estaladiço.
Depois é só saborear sem pressa.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Um regresso e uma mesa





Uma mesa que acolheu um regresso. Depois de uma semana em Berlim, o Henrique vinha com vontade de casa e de sopa. E à espera dele estava uma sopa deliciosa e os mimos todos de que tanto gosta.

De Berlim, vieram mimos em forma de doce. Fatias de strudel. Muito diferentes do strudel convencional. Estas fatias aproximavam-se mais de um bolo com uma cobertura de maçã e açúcar. Fica, no entanto  assinalado o desejo que teve em oferecer um doce, vindo da cidade que o encantou.

Foi a sobremesa desse dia. Para assinalar um regresso, depois de ter conhecido mais um bocadinho de mundo.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Bolo Tangerina



Uma repetição desta receita mas com uma pequena variação. Mais tangerinas porque a abundância é muita. E então um bolo com uma consistência diferente. Mais húmido, com um sabor mais acentuado a tangerinas e a saber tão bem. E depois de tudo isto, ainda a facilidade com que se faz. Tudo no liquidificador, ou varinha mágica. E não é preciso mais nada. Só a vontade de nos deliciarmos com mais um doce.

Como fazer:


20 tangerinas (usei as mais pequeninas) + 6 ovos + 1 chávena de óleo + 2 chávenas de açúcar + 2 chávenas de farinha + 1 colher de sobremesa de fermento + icing sugar + 3 colheres de sopa de água

Primeiro retira-se a casca às tangerinas e deixam-se 3 ou 4 com a casca e partem-se em pedaços, adiciona-se os ovos, o óleo e o açúcar. Bate-se com a varinha mágica. Depois acrescenta-se a farinha e o fermento e bate-se até ligar todos os ingredientes.

Leva-se ao forno durante 45 minutos a 180 º em forma untada. 

Retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma.
Mistura-se o icing sugar com a água e verte-se em fio sobre o bolo já frio.