segunda-feira, 13 de maio de 2013

Uma combinação feliz.



Um doce a evocar o Verão. Uma combinação feliz. Uma mousse muito fresca, feita com a receita base de sempre, a que se acrescenta aquilo que se quiser. Desta vez compota de figo. A receita que está aqui. 

Como fazer:

2 iogurtes naturais + 1/2 lata de leite condensado + 1 pacote de natas + 2 folhas de gelatina + compota de figo 

Hidrata-se a gelatina em água fria. Bate-se as natas até ficarem firmes e junta-se os iogurtes, o leite condensado e a gelatina previamente derretida. 

Leva-se ao frio, em copos individuais, durante umas horas. 
Depois no momento de servir adiciona-se a compota.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Recurso



Quando o tempo escasseia um dos meus recursos é a carne branca, frango ou peru, que pode ser preparada rapidamente sem necessidade de temperos antecipados. E que é passível de mil e uma conjugações. Desta vez peito de frango com molho de laranja. E em 30 minutos uma refeição acabada de fazer, quentinha, aromática e deliciosas. 
E não é preciso mais nada, só isto:

Como fazer:

4 peitos de frango + sal + pimenta rosa + sumo de 2 laranjas + azeite + 1 colher de Maizena 

Tempera-se a carne com um pouco de sal e pimenta. Leva-se ao lume um tacho com o azeite e quando quente adiciona-se a carne. Deixa-se estar até ficar dourada de todos os lados e depois acrescenta-se o sumo das laranjas, tapa-se e deixa-se estar até a carne estar cozinhada. Quando estiver no ponto desfaz-se a maizena num pouco de água fria e acrescenta-se à carne. Deixa-se estar 2 minutos e serve-se sem demora.

Eu disse que não era preciso mais nada, mas sim, arroz branco, muito solto. E vinho, o de hoje branco fresquíssimo  e pão estaladiço.
Depois é só saborear sem pressa.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Um regresso e uma mesa





Uma mesa que acolheu um regresso. Depois de uma semana em Berlim, o Henrique vinha com vontade de casa e de sopa. E à espera dele estava uma sopa deliciosa e os mimos todos de que tanto gosta.

De Berlim, vieram mimos em forma de doce. Fatias de strudel. Muito diferentes do strudel convencional. Estas fatias aproximavam-se mais de um bolo com uma cobertura de maçã e açúcar. Fica, no entanto  assinalado o desejo que teve em oferecer um doce, vindo da cidade que o encantou.

Foi a sobremesa desse dia. Para assinalar um regresso, depois de ter conhecido mais um bocadinho de mundo.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Bolo Tangerina



Uma repetição desta receita mas com uma pequena variação. Mais tangerinas porque a abundância é muita. E então um bolo com uma consistência diferente. Mais húmido, com um sabor mais acentuado a tangerinas e a saber tão bem. E depois de tudo isto, ainda a facilidade com que se faz. Tudo no liquidificador, ou varinha mágica. E não é preciso mais nada. Só a vontade de nos deliciarmos com mais um doce.

Como fazer:


20 tangerinas (usei as mais pequeninas) + 6 ovos + 1 chávena de óleo + 2 chávenas de açúcar + 2 chávenas de farinha + 1 colher de sobremesa de fermento + icing sugar + 3 colheres de sopa de água

Primeiro retira-se a casca às tangerinas e deixam-se 3 ou 4 com a casca e partem-se em pedaços, adiciona-se os ovos, o óleo e o açúcar. Bate-se com a varinha mágica. Depois acrescenta-se a farinha e o fermento e bate-se até ligar todos os ingredientes.

Leva-se ao forno durante 45 minutos a 180 º em forma untada. 

Retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma.
Mistura-se o icing sugar com a água e verte-se em fio sobre o bolo já frio.

Mãe




A mesa do dia que é de todas as mães. Para agradecer o dom da vida e aquilo que de maior nos dão, o seu amor. Para o dia da mãe uma mesa posta com flores alegres e coloridas. E com todo o carinho que as mães merecem. O pensamento hoje foi para a minha mãe e para todas as mães, as que estão e as que não. E, para as que representaram esse papel na minha vida, a minha Mãe e a minha irmã, o meu pensamento nelas. E o meu carinho.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Libertação





Uma mesa a nascer e uma musica a acompanhar. Concerto para clarinete, Mozart. 
E flores. A desbrochar para a vida. E saber que a vida é assim, mesmo quando perdemos, outras coisas a nascer em nós, para nós. Mesmo sabendo que depois disto tudo vem o fim. Uma palavra que pode significar dor ou então não. A significar tão só libertação. E, o mais grato, saber que no fim, seja do que for, há sempre isso. E hoje a minha libertação consistiu nisto, uma mesa, uma musica, muita luz e tudo o mais que não consigo dizer por palavras.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Abóbora e Amêndoa



Retirado daqui.  Inicialmente causou alguma estranheza mas depois de provado rapidamente se desfizeram as dúvidas. Delicioso e super rápido de se fazer. E por isso já foi repetido várias vezes.

Como fazer:

500 g abóbora limpa + 250 g + 1 colher de sopa de açúcar amarelo + 1 laranja + 50 g de manteiga derretida + 150 g de amêndoa ralada sem a pele + 4 ovos +100 g de farinha + 2 colheres de chá de fermento + icing sugar


Cortar a abóbora em cubos, colocar num tacho adicionar os 250 g de açúcar amarelo, a raspa e o sumo da laranja. Levar ao lume, com o tacho destapado, e deixar cozer durante cerca de 20 minutos.  Reduzir a abóbora a puré com a varinha mágica e adicionar a manteiga derretida, a amêndoa ralada e os ovos, previamente desfeitos com um garfo. Adicionar a farinha e o fermento, misturar bem e deitar numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Cozer no forno previamente aquecido a 180 º durante 40 minutos.

Depois de cozido retira-se do forno e espera-se que arrefeça ligeiramente na forma. Desenforma-se e quando estiver frio polvilha-se com icing sugar.