A mesa do dia que é de todas as mães. Para agradecer o dom da vida e aquilo que de maior nos dão, o seu amor. Para o dia da mãe uma mesa posta com flores alegres e coloridas. E com todo o carinho que as mães merecem. O pensamento hoje foi para a minha mãe e para todas as mães, as que estão e as que não. E, para as que representaram esse papel na minha vida, a minha Mãe e a minha irmã, o meu pensamento nelas. E o meu carinho.
segunda-feira, 6 de maio de 2013
sexta-feira, 3 de maio de 2013
Libertação

E flores. A desbrochar para a vida. E saber que a vida é assim, mesmo quando perdemos, outras coisas a nascer em nós, para nós. Mesmo sabendo que depois disto tudo vem o fim. Uma palavra que pode significar dor ou então não. A significar tão só libertação. E, o mais grato, saber que no fim, seja do que for, há sempre isso. E hoje a minha libertação consistiu nisto, uma mesa, uma musica, muita luz e tudo o mais que não consigo dizer por palavras.
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Abóbora e Amêndoa
Retirado daqui. Inicialmente causou alguma estranheza mas depois de provado rapidamente se desfizeram as dúvidas. Delicioso e super rápido de se fazer. E por isso já foi repetido várias vezes.
Como fazer:
500 g abóbora limpa + 250 g + 1 colher de sopa de açúcar amarelo + 1 laranja + 50 g de manteiga derretida + 150 g de amêndoa ralada sem a pele + 4 ovos +100 g de farinha + 2 colheres de chá de fermento + icing sugar
Cortar a abóbora em cubos, colocar num tacho adicionar os 250 g de açúcar amarelo, a raspa e o sumo da laranja. Levar ao lume, com o tacho destapado, e deixar cozer durante cerca de 20 minutos. Reduzir a abóbora a puré com a varinha mágica e adicionar a manteiga derretida, a amêndoa ralada e os ovos, previamente desfeitos com um garfo. Adicionar a farinha e o fermento, misturar bem e deitar numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Cozer no forno previamente aquecido a 180 º durante 40 minutos.
Depois de cozido retira-se do forno e espera-se que arrefeça ligeiramente na forma. Desenforma-se e quando estiver frio polvilha-se com icing sugar.
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Feijão Manteiga e Cominhos
Sopa sempre. A minha melhor aliada. Para iniciar uma refeição, para conquistar ou por vezes tão só para reconfortar. A sopa. A de hoje, um creme de feijão manteiga e um ingrediente pouco provável, cominhos. Um creme rico e delicioso. Que agradou e conquistou.
Como fazer:
2 batatas + 1 cebola + 1 dentes de alho + 1 courgette + feijão manteiga (previamente cozido) + sal + pimenta rosa + azeite + água + 1 colher de chá de cominhos
Leva-se ao lume a água a ferver e tempera-se com sal, pimenta e um fio de azeite. Quando ferver acrescenta-se os restante legumes partidos em pedaços pequeninos e o feijão. Deixa-se cozer por aproximadamente 40 minutos. Findo esse tempo, passa-se com a varinha mágica até ficar bem cremosa. Leva-se de novo ao lume e deixa-se começar a ferver, acrescenta-se 1 colher de chá de cominhos, e retira-se do lume rapidamente. Serve-se sem demoras.
Bolo de Kiwi
Apesar de haver um pequeno detalhe associado aos kiwis, não foi impedimento para que no espaço de uma semana este bolo tivesse direito a repetição. E, até eu que não consigo comer kiwis, fiquei fã deste bolo.
Super fácil e rápido de se fazer fica uma verdadeira delicia.
E ainda serve para aproveitar a enorme quantidade deste fruto que tem vindo no cabaz Prove.
Como fazer:
4 ovos + 2 chávenas de chá de açúcar + 2 chávenas de chá de farinha + 1 colher de chá de fermento + 1 pitada de sal + 1 chávena de chá de óleo + 10 kiwis + icing sugar
Descascam-se os kiwis e partem-se em pedaços. Com a varinha mágica trituram-se até obter um puré. Acrescenta-se o açúcar, a farinha, o fermento e o sal e bate-se mais um pouco. Depois acrescenta-se o óleo e os ovos e bate-se mais um pouco. Leva-se ao forno em forma untada e polvilhada durante 40 minutos a 160 º.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer, depois polvilha-se com icing sugar.
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Risotto de Abóbora e Rúcula
Feito com a calma e a tranquilidade que exige, este risotto, de abóbora e rúcula revelou-se uma autentica maravilha. Para repetir mais vezes, com os mesmos ingredientes ou com pequenas variações.
Porque risotto apetece sempre.
Como fazer:
1 chávena almoçadeira de risotto (carnaroli) + 1 cebola pequena + 200 g de abóbora-manteiga .+ rúcula + 1 copo de vinho tinto + 1 colher de sopa de manteiga + 1 litro de caldo de legumes + sal + azeite + pimenta preta + Parmesão
Faz-se um refogado com a cebola picada e deixa-se estalar ligeiramente, depois acrescenta-se a abóbora cortados em cubos pequenos. Tempera-se com sal e deixa-se estar uns minutos e acrescenta-se o arroz.
Acrescenta-se o copo de vinho tinto e deixa-se evaporar, e junta-se aos poucos o caldo de legume.
Repete-se a operação até o arroz estar cozido. Pouco antes acrescenta-se a rúcula.
Acrescenta-se o copo de vinho tinto e deixa-se evaporar, e junta-se aos poucos o caldo de legume.
Repete-se a operação até o arroz estar cozido. Pouco antes acrescenta-se a rúcula.
Entretanto adiciona-se a manteiga e o Parmesão. Envolve-se muito bem e desliga-se o lume.
Deixa-se repousar durante dois minutos.
Leva-se à mesa e tempera-se com bastante pimenta preta, já no prato.
Deixa-se repousar durante dois minutos.
Leva-se à mesa e tempera-se com bastante pimenta preta, já no prato.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Creme de Couve Roxa
Uma sopa com uma cor cheia de vida. Um creme de couve roxa. Irresistível de tão delicioso e aromático. Uma forma diferente de preparar este legume, numa sopa onde cabe todo o nosso afecto.
Como fazer:
Metade de uma couve roxa + 2 batatas + 2 courgettes + 1 cebola + 1 alho francês + sal + azeite + pimenta rosa + 1 litro de água
Primeiro leva-se a água ao lume com o sal, a pimenta e o fio de azeite. Quando começar a ferver acrescenta-se os legumes todos partidos em cubos. Deixa-se cozer durante 40 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Por fim rectificam-se os temperos e acrescenta-se mais um fio de azeite.
Serve-se sem demora e acompanha-se com um naco de pão rústico.
Subscrever:
Mensagens (Atom)









