segunda-feira, 29 de abril de 2013

Feijão Manteiga e Cominhos




Sopa sempre. A minha melhor aliada. Para iniciar uma refeição, para conquistar ou por vezes tão só para reconfortar. A sopa. A de hoje, um creme de feijão manteiga e um ingrediente pouco provável, cominhos. Um creme rico e delicioso. Que agradou e conquistou.

Como fazer:

2 batatas + 1 cebola + 1 dentes de alho + 1 courgette + feijão manteiga (previamente cozido) + sal + pimenta rosa + azeite + água + 1 colher de chá de cominhos

Leva-se ao lume a água a ferver e tempera-se com sal, pimenta e um fio de azeite. Quando ferver acrescenta-se os restante legumes partidos em pedaços pequeninos e o feijão. Deixa-se cozer por aproximadamente 40 minutos. Findo esse tempo, passa-se com a varinha mágica até ficar bem cremosa. Leva-se de novo ao lume e deixa-se começar a ferver, acrescenta-se 1 colher de chá de cominhos, e retira-se do lume rapidamente. Serve-se sem demoras.

Bolo de Kiwi







Apesar de haver um pequeno detalhe associado aos kiwis, não foi impedimento para que no espaço de uma semana este bolo tivesse direito a repetição. E, até eu que não consigo comer kiwis, fiquei fã deste bolo.
Super fácil e rápido de se fazer fica uma verdadeira delicia.
E ainda serve para aproveitar a enorme quantidade deste fruto que tem vindo no cabaz Prove.

Como fazer:

4 ovos + 2 chávenas de chá de açúcar + 2 chávenas de chá de farinha + 1 colher de chá de fermento + 1 pitada de sal + 1 chávena de chá de óleo + 10 kiwis + icing sugar

Descascam-se os kiwis e partem-se em pedaços. Com a varinha mágica trituram-se até obter um puré. Acrescenta-se o açúcar, a farinha, o fermento e o sal e bate-se mais um pouco. Depois acrescenta-se o óleo e os ovos e bate-se mais um pouco. Leva-se ao forno em forma untada e polvilhada durante 40 minutos a 160 º.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer, depois polvilha-se com icing sugar.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Risotto de Abóbora e Rúcula





Feito com a calma e a tranquilidade que exige, este risotto, de abóbora e rúcula revelou-se uma autentica maravilha. Para repetir mais vezes, com os mesmos ingredientes ou com pequenas variações.
Porque risotto apetece sempre. 

Como fazer:


1 chávena almoçadeira de risotto (carnaroli) + 1 cebola pequena + 200 g de abóbora-manteiga .+ rúcula + 1 copo de vinho tinto + 1 colher de sopa de manteiga + 1 litro de caldo de legumes + sal + azeite + pimenta preta + Parmesão 

Faz-se um refogado com a cebola picada e deixa-se estalar ligeiramente, depois acrescenta-se a abóbora cortados em cubos pequenos. Tempera-se com sal e deixa-se estar uns minutos e acrescenta-se o arroz. 
Acrescenta-se o copo de vinho tinto e deixa-se evaporar, e junta-se aos poucos o caldo de legume.
Repete-se a operação até o arroz estar cozido. Pouco antes acrescenta-se a rúcula.
Entretanto adiciona-se a manteiga e o Parmesão. Envolve-se muito bem e desliga-se o lume. 
Deixa-se repousar durante dois minutos. 
Leva-se à mesa e tempera-se com bastante pimenta preta, já no prato. 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Creme de Couve Roxa


Uma sopa com uma cor cheia de vida. Um creme de couve roxa. Irresistível de tão delicioso e aromático. Uma forma diferente de preparar este legume, numa sopa onde cabe todo o nosso afecto.

Como fazer:

Metade de uma couve roxa + 2 batatas + 2 courgettes + 1 cebola + 1 alho francês + sal + azeite + pimenta rosa + 1 litro de água

Primeiro leva-se a água ao lume com o sal, a pimenta e o fio de azeite. Quando começar a ferver acrescenta-se os legumes todos partidos em cubos. Deixa-se cozer durante 40 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Por fim rectificam-se os temperos e acrescenta-se mais um fio de azeite.

Serve-se sem demora e acompanha-se com um naco de pão rústico. 

terça-feira, 23 de abril de 2013

Inicial.





A sexta feira significa regra geral vontade de casa. E começa assim, primeiro uma ementa, depois os passos todos para que se torne real e efémera  Depois, o que vem depois, uma mesa que espelha o meu estado de espírito  Desta vez quis assim, branco e vermelho numa mesa depurada. Uma mesa para estar com tempo, todo o tempo que antecipa o fim de semana.  E enquanto o dia se vai embora, muitos pontos de luz. Velas, sempre, muitas velas, numa mesa que se quer assim, inicial. Para dar inicio ao tempo em que há mais tempo. E enquanto isso, vem à memória a poesia de Sophia.

"Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo"

Sophia de Mello Breyner Andresen

segunda-feira, 22 de abril de 2013

As Pêras




A versatilidade deste doce é infinita. Para acompanhar com queijos, com pão, com tostas, em bolos e em tudo o mais que pretendermos. Com salgados ou doces. Ou para comer assim sem acompanhamento. Uma delicia. Que apetece sempre. 

Como fazer:


1,5 kg de pêras ainda firmes + 750 gr de açúcar + sumo de limão + 1 pitada de sal


Descascar as pêras, cortá-las em gomos e  regar  com o sumo de limão para  não oxidarem. Acrescenta-se o açúcar e a pitada de sal e leva-se ao lume num tacho largo durante 45 minutos. Depois desse tempo, retira-se do lume, deixa-se arrefecer e guarda-se num frasco esterilizado. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Raio de Sol



O sol todo numa fatia de bolo. Que rematou da melhor forma o jantar em casa de uns amigos. Doce e delicioso desapareceu num ápice. Uns dias depois foi repetida a receita e o destino foi o mesmo.

Como fazer:

500 g de açúcar + 2,5 dl de água + 600 g de cenoura + 100 g de farinha + 6 ovos + 1 limão + 1 pau de canela + Açúcar em pó

Primeiro leva-se  o açúcar com a água ao lume e deixar ferver até obter ponto de pérola.

Entretanto coze-se as cenouras em água com o pau de canela. Retira-se do lume, escorre-se a água e reduz-se a puré.

Adiciona-se o puré de cenoura,a farinha, os ovos e o sumo de limão à calda de açúcar. Mexe-se muito bem.

Coloca-se o preparado numa forma untada de margarina e polvilhada com açúcar.

Leva-se ao forno pré-aquecido a 160º até ficar cozido.

Quando estiver cozido retira-se do forno e deixa-se arrefecer dentro da forma. Depois cortam-se em quadrados.