quinta-feira, 18 de abril de 2013

Creme de Feijão Preto


Com uma quantidade generosa de feijão preto já cozido, deu para reservar uma porção para preparar um sopa que teve honras de novidade à minha mesa. Creme de feijão preto. Uma sopa encorpada, deliciosa e tão de Inverno. De repetir sempre mais e mais.

Como fazer:

2 batatas + 2 cebolas + 2 dentes de alho + 2 courgettes + 2 cenouras + 250 g de feijão preto previamente cozinhado + sal + 500 ml de água de cozer o feijão + 500 ml de água + azeite + pimenta preta

Primeiro parte-e a cebola em cubos e os dentes de alho e acrescenta-se o azeite. Leva-se ao lume acrescenta-se o sal e a pimenta e deixa-se estar até as cebolas estarem macias (sem queimar), de seguida acrescenta-se os restantes legumes e envolve-se bem nas cebolas. Acrescenta-se a água e a água de cozer o feijão e deixa-se cozer durante 30 minutos. Passa-se com a varinha mágica e rectificam-se os temperos. 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bolo de Aniversário




Para o meu aniversário um bolo que é assim como uma nuvem. Leve e deliciosos. Bolo Chiffon com uma cobertura de Cream Cheese e Morangos. Uma receita reinventada, por já não ser feita a algum tempo, por isso foi quase uma novidade. Um bolo delicioso e que até teve direito a bis.

Como fazer:


Para a massa do bolo:


8 ovos + 2 dl de leite + 300 g de farinha + 350 g de açúcar + 2 colheres (café) de fermento em pó + sal


Bate-se do ovos durante 5 minutos e adiciona-se o leite. Mistura-se a farinha, o açúcar  o fermento e o sal. Junta-se a mistura de ovos e leite e bate-se durante mais 5 minutos. Vai ao forno a cozer durante 40 minutos em forma forrada com papel vegetal.


Para a calda:


250 g de morangos + 1 pitada de sal + 3 colheres de sopa de açúcar


Parte-se os morangos em pedaços  reservando alguns inteiros, e adiciona-se o sal e o açúcar  Deixa-se estar assim até ganhar uma calda. Depois retiram-se os morangos inteiros e trituram-se os restantes.


Para a cobertura:


Polpa morangos + 2 pacotes de natas + 1 embalagem de Cream Cheese + 3 colheres de sopa de açúcar + 3 folhas de gelatina


Derrete-se a gelatina e reserva-se. Bate-se as natas, bem frias, e adiciona-se o açúcar. Junta-se o Cream Cheese, a gelatina previamente derretida e a polpa de morangos.

Leva-se ao frio até ganhar consistência.

Quando o bolo estiver cozido pica-se todo com um palito e rega-se com a calda de morangos. Quando estiver frio parte-se a meio e recheia-se com a mistura da cobertura. Barra-se o restante bolo com a mesma cobertura.


terça-feira, 16 de abril de 2013

Lombo 2 Mostardas



Foi o prato escolhido para o meu aniversário. Lombo com 2 mostardas, com um sabor ligeiramente cítrico, dado pelo limão. Fatiado finamente a acompanhar um arroz de manteiga. Uma novidade que agradou a todos. E o melhor desta receita é a sua versatilidade, é excelente para fazer umas deliciosas sanduíches frias. Uma óptima ideia para o tempo quente que tarda em chegar.

Como fazer:

1 lombo de porco + sal + pimenta verde + 5 colheres de sopa de azeite + 2 colheres de sopa mostarda de Dijon + 2 colheres de sopa mostarda L´Ancienne + 1 limão

Faz-se uma mistura com o azeite, o sal, a pimenta, as 2 mostardas e o sumo de limão. Mistura-se bem e barra-se o lombo com esta mistura. Leva-se ao forno durante 2 horas a 150 º tapado com uma folha de papel de alumínio  vira-se a carne a espaços de 30 minutos. Quando faltar 30 minutos para o final, destapa-se e deixa-se gratinar ligeiramente. Retira-se do forno e deixa-se repousar durante 15 minutos e depois parte-se em fatias muito finas.

domingo, 14 de abril de 2013

Sopa de Feijão Branco e Rúcula



A sopa do meu aniversário. Inspirada Aqui, com umas pequenas alteraçõesuma sopa deliciosa, quente e reconfortante. Ideal para estes dias frios e chuvosos que insistem em não nos abandonar. 

Como fazer:

2 cebolas + 3 courgettes + 3 batatas + 2 dentes de alho + água + sal + azeite + 1 lata das grandes de feijão branco + 100 g de rúcula + pimenta verde

Leva-se ao lume uma panela com a água, o sal, a pimenta e um fio de azeite e deixa-se começar a ferver. Depois adiciona-se as batatas, as courgettes, as cebolas, os alhos e metade da lata de feijão. Deixa-se cozer durante 30 minutos. Depois passa-se tudo com a varinha mágica. Acrescenta-se o feijão e a rúcula. Rectifica-se os temperos e acrescenta-se mais um fio de azeite. 

Frida Kahlo






Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, nasceu a 6 de Julho de 1907 e morre com apenas 47 anos. De uma vida intensa e sofrida, transportou para as suas obras a realidade que vivia. 
Dedicou-se as artes, ao amor, ao seu marido Diego Rivera e à cozinha. 
Num caderno de capa preta, a que deu o nome de Livro de Erva Santa, Frida, anotava as receitas que ia preparando e que enfeitiçavam os seus convidados, personalidades que marcaram a arte e a politica do seculo XX, como Pablo Picasso, Salvador Dali, Ernest Hemingway, Jonh Rockfeller, André Breton e Leon Trotski.


Para Frida preparei-lhe um doce muito do seu agrado. Cocada. Uma receita que faz parte do seu livro de capa preta. E que certamente fez as delicias de muitos dos seus convidados.
Espero que goste da minha versão.

Como fazer:

1 embalagem de coco ralado + 2 ovos + 1 pitada de sal + 2 colheres de manteiga + 1 lata de leite condensado + 2 chávenas de açúcar

Misturam-se os ingredientes todos e bate-se durante 2 minutos. Leva-se ao forno a 150 º em forma untada com manteiga durante 30 minutos.


Participação na 11 ª edição do Convidei para Jantar, este mês promovido pelo blog Panela sem (de) pressão

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Celebrar.


Ontem foi dia de celebrar o meu aniversário. Um dia passado da forma que mais gosto, em casa. Uma casa quente de afectos e mimos. E uma mesa de aniversário que aconteceu assim, em tons de azul e dourado.





E para inicio de refeição uma entrada muito portuguesa, simples e eficaz, sardinhas em conserva (Minerva) a acompanhar um bom pão cozido em forno de lenha.


Seguiu-se uma sopa deliciosa, quente e reconfortante. Inspirada Aqui. Com umas pequenas alterações.


E por fim, com direito a parabéns cantados, um bolo que é uma delicia, suave como uma nuvem. De apetecer sempre mais e mais.


As receitas virão uma a uma.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sopa de Grão e Alho Francês




O aconchego de uma sopa para um inicio de refeição. E como a chuva e o frio teimam em não nos abandonar, as sopas querem-se assim, encorpadas e bem quentes. A fazer sentir aquele aconchego, como  um casaco de Inverno ou de uma manta no sofá. O aconchego que conforta, que nos reconcilia com a vida. E que nos diz que no final está tudo bem, por  muito que não pareça.

Como fazer:

2 batatas + 2 cenouras + 2 cebolas + 2 courgettes + 2 alhos franceses + grão de bico (previamente cozido) + sal + azeite + 1 litro de caldo de legumes + pimenta verde

Primeiro coloca-se ao lume as cebolas partidas em cubos e o azeite ao lume. Deixa-se estalar ligeiramente. Entretanto acrescenta-se as batatas, as cenouras e as courgettes partidas em cubos pequeninos. Deixa-se estar um pouco e depois acrescenta-se o caldo de legumes. Tempera-se com sal e pimenta. Deixa-se cozer durante 30 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Por fim acrescenta-se o alho francês partido em pedaços pequenos e deixa-se cozinhar. Por fim coloca-se o grão de bico (previamente cozido) e rectificam-se os temperos.