Com uma quantidade generosa de feijão preto já cozido, deu para reservar uma porção para preparar um sopa que teve honras de novidade à minha mesa. Creme de feijão preto. Uma sopa encorpada, deliciosa e tão de Inverno. De repetir sempre mais e mais.
Como fazer:
2 batatas + 2 cebolas + 2 dentes de alho + 2 courgettes + 2 cenouras + 250 g de feijão preto previamente cozinhado + sal + 500 ml de água de cozer o feijão + 500 ml de água + azeite + pimenta preta
Primeiro parte-e a cebola em cubos e os dentes de alho e acrescenta-se o azeite. Leva-se ao lume acrescenta-se o sal e a pimenta e deixa-se estar até as cebolas estarem macias (sem queimar), de seguida acrescenta-se os restantes legumes e envolve-se bem nas cebolas. Acrescenta-se a água e a água de cozer o feijão e deixa-se cozer durante 30 minutos. Passa-se com a varinha mágica e rectificam-se os temperos.











