domingo, 14 de abril de 2013

Frida Kahlo






Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, nasceu a 6 de Julho de 1907 e morre com apenas 47 anos. De uma vida intensa e sofrida, transportou para as suas obras a realidade que vivia. 
Dedicou-se as artes, ao amor, ao seu marido Diego Rivera e à cozinha. 
Num caderno de capa preta, a que deu o nome de Livro de Erva Santa, Frida, anotava as receitas que ia preparando e que enfeitiçavam os seus convidados, personalidades que marcaram a arte e a politica do seculo XX, como Pablo Picasso, Salvador Dali, Ernest Hemingway, Jonh Rockfeller, André Breton e Leon Trotski.


Para Frida preparei-lhe um doce muito do seu agrado. Cocada. Uma receita que faz parte do seu livro de capa preta. E que certamente fez as delicias de muitos dos seus convidados.
Espero que goste da minha versão.

Como fazer:

1 embalagem de coco ralado + 2 ovos + 1 pitada de sal + 2 colheres de manteiga + 1 lata de leite condensado + 2 chávenas de açúcar

Misturam-se os ingredientes todos e bate-se durante 2 minutos. Leva-se ao forno a 150 º em forma untada com manteiga durante 30 minutos.


Participação na 11 ª edição do Convidei para Jantar, este mês promovido pelo blog Panela sem (de) pressão

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Celebrar.


Ontem foi dia de celebrar o meu aniversário. Um dia passado da forma que mais gosto, em casa. Uma casa quente de afectos e mimos. E uma mesa de aniversário que aconteceu assim, em tons de azul e dourado.





E para inicio de refeição uma entrada muito portuguesa, simples e eficaz, sardinhas em conserva (Minerva) a acompanhar um bom pão cozido em forno de lenha.


Seguiu-se uma sopa deliciosa, quente e reconfortante. Inspirada Aqui. Com umas pequenas alterações.


E por fim, com direito a parabéns cantados, um bolo que é uma delicia, suave como uma nuvem. De apetecer sempre mais e mais.


As receitas virão uma a uma.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sopa de Grão e Alho Francês




O aconchego de uma sopa para um inicio de refeição. E como a chuva e o frio teimam em não nos abandonar, as sopas querem-se assim, encorpadas e bem quentes. A fazer sentir aquele aconchego, como  um casaco de Inverno ou de uma manta no sofá. O aconchego que conforta, que nos reconcilia com a vida. E que nos diz que no final está tudo bem, por  muito que não pareça.

Como fazer:

2 batatas + 2 cenouras + 2 cebolas + 2 courgettes + 2 alhos franceses + grão de bico (previamente cozido) + sal + azeite + 1 litro de caldo de legumes + pimenta verde

Primeiro coloca-se ao lume as cebolas partidas em cubos e o azeite ao lume. Deixa-se estalar ligeiramente. Entretanto acrescenta-se as batatas, as cenouras e as courgettes partidas em cubos pequeninos. Deixa-se estar um pouco e depois acrescenta-se o caldo de legumes. Tempera-se com sal e pimenta. Deixa-se cozer durante 30 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Por fim acrescenta-se o alho francês partido em pedaços pequenos e deixa-se cozinhar. Por fim coloca-se o grão de bico (previamente cozido) e rectificam-se os temperos.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Risotto de Mexilhão


Uma refeição especial. Festejada em família, o aniversário do meu marido. E para ele um risotto delicioso. Com um inconfundível sabor a mar. Por saber que gosta, risotto de mexilhão. Com aquele toque subversivo da manteiga. Mesmo no final. Para dar aquela untuosidade deliciosa e difícil de resistir.


Como fazer:


1 chávena (grande) de risotto + meio copo de vinho branco + 1 cebola  branca picada + manteiga + sal + pimenta  + água a ferver + mexilhão +1 colheres de sopa de manteiga

Começa-se por cozer o mexilhão em água e sal. Depois de cozido retira-se e coa-se a água.

Depois salteia-se a cebola na manteiga em seguida acrescenta-se o arroz, envolve-se bem e deixa-se uns 2 a 3 minutos, junta-se o vinho, mexe-se e espera-se que evapore.
Depois, adiciona-se um pouco da água que cozeu os mexilhões a ferver, de modo a que cubra totalmente o arroz. Ir mexendo e deixar que evapore. Quando voltar a ficar seco, juntar mais um pouco de água a ferver, quando o arroz estiver no ponto acrescentar os mexilhões.
Deixa-se ferver desliga-se o lume e acrescenta-se a manteiga. Tapa-se durante 2 minutos e serve-se sem demora.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Abóbora e Penca



Um inicio de refeição acolhedor. Uma sopa que sabe a aldeia, feita com legumes fresquíssimos vindos do quintal da Mamã. E enquanto ouço a chuva a fustigar as janelas sinto que o Inverno, que já vai longo, está só lá fora, e assim, reconcilio-me com o mau tempo, que me permite saborear esta sopa tão de frio.

Como fazer:

1 talhada de abóbora (branca) + 2 batatas + 1 courgette + 1 cebola + pencas + azeite + água + sal + pimenta rosa

Primeiro leva-se ao lume uma panela com água, azeite, o sal e a pimenta. Deixa-se ferver e acrescenta-se a abóbora, as batatas e a courgette em cubos pequeninos. Deixa-se cozer durante 30 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Leva-se de novo ao lume e quando começar a ferver acrescenta-se as pencas cortadas grosseiramente. Acrescenta-se mais um fio de azeite e rectifica-se os temperos e espera-se que as pencas estejam no ponto. Depois é só servir sem demora.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Principio.





O principio do fim de semana. Sexta-feira à noite. Depois de uma semana apressada, uma mesa. Depois, aquilo que nos acrescenta. Uma refeição preparada com tempo e o tempo todo para estar. No sitio onde nos reunimos, onde nos sentamos todos os dias. E à mesa, comida de conforto, porque lá fora continua a chover, apesar de já ser Primavera. Mas o frio e o vento pedem aconchego. Lareira, sofá e mantas. E mesas que nos acolham com comida deliciosa.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sopa de Aniversário


A sopa de aniversário do P. um creme de alho francês. Quente, reconfortante e deliciosa. Assim, como se quer o inicio de uma refeição. Para fazer frente à chuva e frio que se tem feito sentir por estes dias.

Como fazer:

2 batatas + 1 cebola branca + 4 alho francês + 2 courgettes + 2 cenouras + sal + pimenta rosa + 1 litro de caldo de legumes + azeite

Primeiro a cebola e o azeite ao lume. Deixar estalar levemente sem queimar. Depois acrescenta-se os restantes legumes partidos em pedaços pequenos. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se estar um pouco. Acrescenta-se o caldo de legumes e deixa-se cozer durante 30 minutos. Passa-se com a varinha mágica e na hora de servir rectifica-se os temperos e adiciona-se um fio de azeite.