quarta-feira, 10 de abril de 2013

Risotto de Mexilhão


Uma refeição especial. Festejada em família, o aniversário do meu marido. E para ele um risotto delicioso. Com um inconfundível sabor a mar. Por saber que gosta, risotto de mexilhão. Com aquele toque subversivo da manteiga. Mesmo no final. Para dar aquela untuosidade deliciosa e difícil de resistir.


Como fazer:


1 chávena (grande) de risotto + meio copo de vinho branco + 1 cebola  branca picada + manteiga + sal + pimenta  + água a ferver + mexilhão +1 colheres de sopa de manteiga

Começa-se por cozer o mexilhão em água e sal. Depois de cozido retira-se e coa-se a água.

Depois salteia-se a cebola na manteiga em seguida acrescenta-se o arroz, envolve-se bem e deixa-se uns 2 a 3 minutos, junta-se o vinho, mexe-se e espera-se que evapore.
Depois, adiciona-se um pouco da água que cozeu os mexilhões a ferver, de modo a que cubra totalmente o arroz. Ir mexendo e deixar que evapore. Quando voltar a ficar seco, juntar mais um pouco de água a ferver, quando o arroz estiver no ponto acrescentar os mexilhões.
Deixa-se ferver desliga-se o lume e acrescenta-se a manteiga. Tapa-se durante 2 minutos e serve-se sem demora.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Abóbora e Penca



Um inicio de refeição acolhedor. Uma sopa que sabe a aldeia, feita com legumes fresquíssimos vindos do quintal da Mamã. E enquanto ouço a chuva a fustigar as janelas sinto que o Inverno, que já vai longo, está só lá fora, e assim, reconcilio-me com o mau tempo, que me permite saborear esta sopa tão de frio.

Como fazer:

1 talhada de abóbora (branca) + 2 batatas + 1 courgette + 1 cebola + pencas + azeite + água + sal + pimenta rosa

Primeiro leva-se ao lume uma panela com água, azeite, o sal e a pimenta. Deixa-se ferver e acrescenta-se a abóbora, as batatas e a courgette em cubos pequeninos. Deixa-se cozer durante 30 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Leva-se de novo ao lume e quando começar a ferver acrescenta-se as pencas cortadas grosseiramente. Acrescenta-se mais um fio de azeite e rectifica-se os temperos e espera-se que as pencas estejam no ponto. Depois é só servir sem demora.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Principio.





O principio do fim de semana. Sexta-feira à noite. Depois de uma semana apressada, uma mesa. Depois, aquilo que nos acrescenta. Uma refeição preparada com tempo e o tempo todo para estar. No sitio onde nos reunimos, onde nos sentamos todos os dias. E à mesa, comida de conforto, porque lá fora continua a chover, apesar de já ser Primavera. Mas o frio e o vento pedem aconchego. Lareira, sofá e mantas. E mesas que nos acolham com comida deliciosa.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sopa de Aniversário


A sopa de aniversário do P. um creme de alho francês. Quente, reconfortante e deliciosa. Assim, como se quer o inicio de uma refeição. Para fazer frente à chuva e frio que se tem feito sentir por estes dias.

Como fazer:

2 batatas + 1 cebola branca + 4 alho francês + 2 courgettes + 2 cenouras + sal + pimenta rosa + 1 litro de caldo de legumes + azeite

Primeiro a cebola e o azeite ao lume. Deixar estalar levemente sem queimar. Depois acrescenta-se os restantes legumes partidos em pedaços pequenos. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se estar um pouco. Acrescenta-se o caldo de legumes e deixa-se cozer durante 30 minutos. Passa-se com a varinha mágica e na hora de servir rectifica-se os temperos e adiciona-se um fio de azeite.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Mesa para festejar 45 anos




A mesa que acolheu no dia de aniversário do P. Uma mesa para festejar 45 anos. Apesar de ser um dia de semana com viagens intermináveis e compras de ultima hora para preparar o jantar, no final tudo se conseguiu conjugar. E porque o amor faz-nos querer ser mais e melhores, uma mesa de ouro e azul para brindar à sua vida, para o fazer um bocadinho mais feliz. E o brilho dos seus olhos a dizer-me isso. Que sim. Que estava feliz  E então, à mesa a louça que me acompanha nos dias mais especiais, o serviço Cambridge da Vista Alegre, marcadores também da Vista Alegre, taças, toalha e guardanapos da Zara Home e copos da Atlantis. Uma mesa a dizer todo o meu amor e afecto.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Pêra e Gengibre



Inspirado neste bolo com umas pequenas alterações. Delicioso como o anterior, de apetecer sempre mais e mais.
Como desta vez não tinha amêndoa foi necessário fazer algumas alterações. Assim a amêndoa foi substituída pelo dobro da fruta e para dar um toque diferente, a acidez do gengibre. 

Como fazer:


6 pêras + 60 g de açúcar + 50 g de chocolate de culinária +35 g de manteiga + 50 g de farinha + 2.5 g de fermento  + 1 ovo + 1 gema + 100 ml de leite + 2 colheres de chá de gengibre em pó

Pré-aquecer o forno a 180º C.Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha e reservar.

Descascar e descaroçar as pêras e cortar em fatias finas e colocar uma primeira camada na forma.

Numa taça cortar o chocolate em  pedaços pequenos  e juntar à manteiga, derreter em banho-maria ou no micro ondas, com pequenos intervalos de calor e mexendo regularmente.

Peneirar a farinha com o fermento e o gengibre em pó. Bater levemente os ovos com o leite.

Misturar os ingredientes líquidos com os ingredientes secos e por fim o chocolate derretido com a manteiga.

Por cima das pêras colocar metade da massa e depois adicionar a restante pêra e por fim cobrir com a outra metade da massa.  

Levar ao forno durante mais ou menos 30 minutos ou até o palito sair seco.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Crostata



Para inicio de uma refeição, para acompanhar com uma sopa ou para se comer sempre que apetecer. Uma crostata, com sabor mediterrânico. Azeite e oregãos.

Como fazer:

1 placa de massa quebrada + sal + azeite + oregãos

Barrar a placa de massa com o azeite e temperar com sal e oregãos. Levar ao forno durante 20 minutos. Retira-se e para ser mais fácil de partir corta-se fatias com uma tesoura. Comer sem demora.