quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Bolo de Atum e Queijo da Ilha



Os bolos salgados cá em casa fazem sempre sucesso. Este de atum, fez as delicias de todos os que o provaram. É uma optima solução para uma entrada, ou para servir de prato principal. Fica ao critério de cada um.

Como fazer:


200 g de atum em lata + 200 g de farinha + 1 colher de chá de fermento em pó +  100 g queijo da Ilha ralado + 3 ovos + 2 dl de iogurte + 2 dl de azeite +  Sal + Pimenta rosa


Colocar a farinha e o fermento numa tigela e misturar com os ovos. Adicionar o azeite, o iogurte e o queijo ralado e temperar com sal e pimenta.
Acrescentar o atum desfeito, deitar em forma untada e polvilhada e levar ao forno durante 45 minutos a 180.º

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Henrique



É com um orgulho imenso que o vejo crescer. A passar de menino a adolescente e agora quase, quase a dobrar a primeira barreira importante na sua vida. Os 18 anos. O fim de um ciclo, o começo de outro. Ainda com tanta vida pela frente, para ser vivida assim como se vivem os primeiros anos da nossa fase adulta. A descoberta do mundo, para o bem e para o mal. Os primeiros encantamentos e as primeiras desilusões. As primeiras descobertas e inevitavelmente algumas perdas também. Mas sei de pleno que vai ser feliz. Pela sua força e determinação e por ter uma cabeça bem resolvida. E é isso que mais desejo para ele. Que seja feliz, que encontre em cada pequena coisa da vida o suficiente para que sim. E que seja inteiro, sempre, em tudo aquilo que faz.

E aqui fica mais uma receita feita pelo Henrique. Numa sexta -feira ao fim do dia, um telefonema prévio a dizer-me para não me preocupar com o jantar, que quem cozinhava era ele.
E das suas mão saíram estas omeletes de atum e tomate com a dose certa de oregãos.

Vou tentar ser o mais fiel possível na transcrição da receita, foi vista assim pelo canto do olho, que não queria ninguém a invadir-lhe o território. Pergunto-me a quem sairá!!

Como fazer:

6 ovos + sal + pimenta verde + 2 latas de atum + 2 tomates maduros + sal + oregãos + óleo

Bater os ovos muito bem e temperar com sal e pimenta. Escorrer o óleo do atum. Temperar o tomate com um pouco de sal e oregãos e adicionar o atum.

Levar um tacho ao lume com um pouco de óleo e quando estiver quente adicionar os ovos (optou por fazer pequenas omeletes), deixar que os ovos endureçam um pouco e adicionar a mistura de tomate e atum. Com cuidado dobrar as omeletes.

Serviu com fatias de pão saloio.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Inspiração



Creme de couve flor. Uma sopa que é assim como mostra a imagem, cremosa a parecer veludo. Uma das sopa mais recorrentes cá de casa, por agradar muito a todos. Quando falta a imaginação para as sopas eis que sai da minha cozinha mais um creme de couve flor. Na versão original ou então como esta reinventada. Creme de couve flor com queijo da Ilha, mostarda e noz-moscada. 

Inspirada numa receita do Jaime Oliver. Muito boa, para repetir mais vezes.

Como fazer:

2 talos de aipo + 2 cebolas médias + 2 dentes de alho + 800 gr de couve-flor + azeite + 200 g de queijo da Ilha + 1 litro de água a ferver + sal +  pimenta verde + 1 colher de chá de mostarda Dijon + 1 colher de café de noz-moscada


Leva-se ao lume a cebola com o dente de alho e o azeite e quendo estiver macia adiciona-se os resto dos legumes partidos em pedaços pequenos. Deixa-se estar durante 10 minuros em lume brando e tempera-se com o sal e a pimenta. Adiciona-se a água a ferver e deixa-se acabar de cozer.Quando estiverem cozidos passa-se com a varinha mágica. Leva-se de novo ao lume e adiciona-se a mostarda e a noz moscada. Qundo servir junta-se o queijo ralado.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mesa de Domingo






A minha mesa de domingo. Quente e alegre a contrastar com o dia frio e triste que se fazia sentir lá fora. Vista Alegre e Bordallo Pinheiro a dar alegria a uma mesa para estar com tempo.Frutos no centro da mesa e nos guardanapos, a cor dourada dos copos da Zara Home a contrastar com a transparência dos copos antigos. Uma mesa posta com carinho e que nos acolheu mais uma vez, enquanto se esperava as coisas boas que vieram a seguir.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Folhado de frango com molho aveludado




Quando o tempo não dá para mais temos que lançar mão daquilo que está disponível no frigorífico. Foi o caso desta receita. Uma base de massa folhada e uma caixinha com restos de frango refogado com cogumelos que aguardava um destino digno.

Como fazer:

2 embalagem de massa folhada + restos de frango, carne ou peixe refogados + 40 g de manteiga + 2 colheres bem cheias de sopa de farinha + 500 ml leite + sal + pimenta + noz moscada


Para o molho aveludado faz-se assim: Num tachinho, deixar derreter a manteiga e junta-se a farinha, mexendo bem até  formar uma bola. Deitar o leite (deve estar quente) em fio mexendo sempre. Quando terminar o leite, deixar o molho ferver um minuto só até engrossar. Fora do lume temperar com noz-moscada e  o sal.


Colocar a massa folhada numa forma e  colocar o recheio de frango e cogumelos. Barrar com o molho aveludado e cobrir com outra placa de massa. Levar a forno pré-aquecido, a 200.º, por 30 minutos ou até a massa ficar dourada.

Acompanha com arroz seco de cravinho e uma salada de alface.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Um quase risotto.



Um quase risotto. Feito com o nosso arroz carolino e com o que estava mais à mão, este arroz ficou uma verdadeira delicia. 

Como fazer:

2 peitos de frango + 1 morcela + 1 ramo de bróculos + 1 cebola + 2 dentes de alho + 1 chávena de chá de arroz carolino + sal + azeite + pimenta verde + 2 cabeças de cravinho + 1 copo pequeno de vinho branco seco

Primeiro faz-se o refogado com a cebola, os alhos e o azeite, quando estiver loura acrescenta-se o peito de frango partido em cubos pequeninos e tempera-se com o sal, a pimenta e o cravinho. Deixa-se estar durante 5 minutos e depois acrescenta-se a morcela. 
Quando a morcela estiver cozida, retira-se e reserva-se. 
Acrescenta-se então o arroz e deixa-se estar um pouco, junta-se o vinho e quando tiver evaporado acrescenta-se aos poucos a água a ferver, mexendo sempre. 
Quando o arroz estiver quase cozido acrescenta-se os bróculos e rectifica-se os temperos. 
Quando estiver no ponto junta-se a morcela partida em rodelas e serve-se sem demoras.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vaca com especiarias


Um prato de Inverno para retemperar o espírito depois de uma semana de mau tempo. Cores e sabores que aconchegam e dão animo para continuar. Mesmo quando o corpo nos pede que não. Típico desta altura do ano. Só tenho que esperar que passe e enquanto isso umas receitas feitas assim ao sabor da vontade. Desta vez, vaca com especiarias, um prato rico e intenso.


Como fazer:

1,200 kg de carne de vaca + 1 dl de azeite + 0,5 dl de água + 1,5 dl de vinho branco seco + sal + pimenta preta + 1 colher de chá de pimenta da Jamaica + 3 cravinhos + 2 folhas de louro + 5 cebolas pequenas + 10 cenouras + 10 batatas

Primeiro temperar a carne 2 horas antes com o sal, as pimentas, o vinho, os cravinhos e o louro. Reservar. Entretanto numa assadeira colocar as cebolas cortadas em meias luas grossas, as cenouras e as batatas partidas ao meio. 
Colocar a carne por cima da cebola e colocar as cenouras e as batatas à volta. Regar com o azeite e reservar a marinada. 
Levar ao forno a 150.º tapado com uma folha de alumínio durante 2 horas virando a carne a espaços regulares para não deixar queimar. Ir regando com a marinada. 
A carne estará no ponto quando espetar um garfo esta não apresentar resistência.