sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Substância



Chuva, vento, frio. Uma noite geladíssima de Outono que mais parece Inverno. Vontade de calor e aconchego. E então lareira e uma sopa especial. Uma sopa de substância para acalmar o espirito e retemperar o corpo.

Como fazer:

Feijão vermelho + 3 cenouras + 1 couve coração + 2 cebolas + 2 dentes de alho + 2 peitos de frango + 1 pedaço de toucinho fumado +  azeite + sal + 2 cabeças de cravinho + pimenta rosa

Primeiro coloca-se o feijão a cozer em água temperada de sal e pimenta. Espetam-se as cabeças de cravinho na cebola e adiciona-se, deixa-se o feijão começar a ferver e adiciona-se um copo de água fria. Quando começar a ferver junta-se os dentes de alhos e as carnes e deixa-se estar até estarem cozinhadas.

Quando o feijão estiver praticamente cozido  adiciona-se as cenouras em cubos depois as batatas, a cebola e a couve.

Entretanto retiram-se as carnes e a cebola com os cravinhos e parte-se o toucinho em pedaços pequenos e  desfia-se o frango.

Quando os legumes estiverem cozinhados serve-se a sopa e coloca-se por cima as carnes. 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Que massada



Uma sopa que é uma massada. Ou uma massa que é uma sopa? Seja o que for é deliciosa. Para estes dias de frio nada como um bom prato de sopa ou de massa, quente e aconchegante. Para aquecer o corpo e a alma.

Como fazer:

1 cebola grande + 2 dentes de alho + 1 tomate + Camarão, Tamboril, Perca (a quantidade que se pretender) + 2 cenouras + massa + azeite + sal + pimenta rosa + coentros

Primeiro faz-se um refogado com a cebola, o alho e azeite. Depois acrescenta-se os peixes partidos em cubos e o camarão. Tempera-se com sal e pimenta. Deixa-se estar e depois acrescenta-se o tomate partido em cubos pequeninos e as cenouras partidas em cubos também. Entretanto acrescenta-se água a ferver e a massa. Rectificam-se os temperos. Quando estiver pronto deixa-se estar tapado durante 5 minutos, polvilha-se com coentros e serve-se em pratos fundos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Novidades de Chocolate



Uma novidade de chocolate. Um bolo de chocolate feito de uma maneira completamente diferente. E de tão diferente que é acaba por ser tão bom. E apesar de as fotos não fazerem jus ao bolo vale mesmo a pena testar esta receita. 
Super fácil de se fazer. E super delicioso. Mas com um inconveniente muito grande, pelo menos cá em casa, ninguém consegue dar tréguas ao bolo. 
As fatias vão desfilando umas atrás das outras. Até à derradeira.

Como fazer:

2 chávenas almoçadeiras de farinha + 1 colher de sobremesa de fermento + 1/2 colher de café de sal + 3 colheres de chocolate em pó + 1 chávena almoçadeira de açúcar + 3 colheres de sopa de óleo + 1 chávena almoçadeira de leite

Misturam-se os ingredientes secos e bate-se com a batedeira em velocidade mínima, acrescenta-se aos poucos o óleo e o leite. Bate-se bem e verte-se em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Entretanto prepara-se a calda assim:

1 chávena (de chá) e 1/2 de água a ferver + 1 chávena de chá de açúcar amarelo + 4 colheres de chocolate em pó

Mistura-se a água, o açúcar e o chocolate e leva-se a ferver, pode ser no micro ondas.

Coloca-se esta calda a ferver por cima da massa de bolo e leva-se ao forno a 170 º durante 40 minutos
Ir vigiando para que o bolo não queime.
Depois de cozido retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma.

Com esta técnica de acrescentar a calda a ferver antes de levar o bolo ao forno faz com que este sai já com cobertura.

Este bolo foi feito numa assadeira por isso ao cortar ficou com um aspecto mais tosco. Entretanto esta receita já foi repetida e utilizei uma forma redonda o que permite cortar fatias mais direitinhas.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Blue Canton.






Tão lindas esta peças! Ando completamente embeiçada por elas! A ver se me atrevo a começar mais um serviço da Vista Alegre. Parece-me que para já vai para a lista de pedidos ao Pai Natal. Assim não custa tanto. E depois aos poucos ir construindo mais um universo. Assim, peça a peça.















segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Com sabor a colo




 A magia de uma sopa ao alcance de um gesto. Ao alcance de uma vontade. A vontade de concretizar os desejos que nos apetece. E o meu desejo foi de uma sopa de courgette e ovo. Uma sopa que nos dá conforto, que nos concede colo. Diferente e a saber tão bem.

Como fazer:

3 courgettes + 1 dente de alho + 1 cebola + 2 batatas + azeite + água + sal + pimenta branca + 2 ovos + coentros

Primeiro um refogado leves com a cebola, o alho e o azeite. Depois acrescenta-se os restantes legumes partidos em cubos e deixa-se estar. Tempera-se com sal e pimenta e acrescenta-se água a ferver. Deixa-se estar durante 30 minutos. Findo esse tempo passa-se com a varinha mágica. Entretanto à parte batem-se as gemas com um garfo e acrescenta-se em fio à sopa. Deixa-se ferver e serve-se sem demora polvilhada com coentros.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Bolo de Alfarroba





Na minha despensa descansava uma embalagem de farinha de alfarroba. Comprada num impulso demorou algum tempo até ser transformada num bolo. Aconteceu numa sexta feira, no fim de um dia impossível, a vontade de um bolo de chocolate, e de repente a decisão de substituir o chocolate por alfarroba. E acrescentar mais um ingrediente improvável. Vinagre de figo. A ver no que dava. E correu bem. O bolo fica diferente, com um sabor muito particular.

Como fazer:

1 chávena de água morna + 2 chávenas  de farinha de alfarroba + 1 chávena de chá de açúcar + 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio + 1 colher de chá de fermento em pó + 1 pitada de sal + 1/2 chávena de óleo + 2 colheres de sopa de vinagre de figo


Primeiro pré aquecer o forno a 180 º. Untar com óleo e polvilhar uma forma redonda. Depois mistura-se a água morna e a farinha de alfarroba, mistura-se bem e acrescenta-se o açúcar, o sal, o bicarbonato, o fermento, o óleo e por fim o vinagre.
Coloca-se numa forma e leva-se ao forno imediatamente durante mais ou menos 35 minutos. Por fim retira-se e deixa-se arrefecer na forma.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Tiroloses





Uns biscoitos deliciosos para um chá da tarde.Ou para comer sempre que apetecer. Sem remorsos uns atrás dos outros.

Como fazer:

150 g de farinha + 50 g de farinha de amêndoa + 100 g de manteiga amolecida + 1 gema de ovo + 50 g de açúcar

Amassar a farinha com a manteiga amolecida. Junta-se a farinha de amêndoa e a gema de ovo, continua-se a bater até obter uma massa homogénea. Reserva-se no frigorífico durante 1 hora. 
Com a massa faz-se um rolinho fino e molda-se em meias luas. Leva-se ao forno pré-aquecido durante 180 º por 10 a 15 minutos. 
Retira-se do forno e ainda quentes passa-se por açúcar, sacudindo o excesso.