sexta-feira, 9 de novembro de 2012

À noite.






E quando se aproxima a noite vem o desejo de casa. Do aconchego do nosso mundo. E depois o mais fácil,  a possibilidade de toda a beleza que pretendermos.
Uma mesa posta com encanto, um jantar feito com carinho a encerrar um dia, que por muito duro que tenha sido, pode sempre terminar assim. Com carinho, conforto e amor.
E hoje quis assim a minha mesa, com flores que gosto tanto, peonias, numa mesa sem toalhas e com muita luz.
A lembrar que não é necessário muito. Para isto. Basta o querer.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Gengibre e Canela


Uma bolachinhas deliciosas. A antecipar já o Inverno e os sabores do Natal. Bolachas de gengibre e canela a perfumarem a casa e a fazer as delicias de quem as provou.

Como fazer:

300 g de farinha + 200 g de manteiga à temperatura ambiente + 100 g de açúcar + sal + 2 colheres de chá de canela + 2 colheres de chá de gengibre fresco ralado

Primeiro coloca-se a farinha numa taça e junte a manteiga previamente cortada em pedaços. Com as mãos esfarela-se bem a manteiga na farinha até a massa formar migalhas. Juntar o açúcar, a canela, o gengibre e o sal e amassar bem até formar uma bola maleável de massa.
Polvilha-se uma superfície de trabalho e, com o rolo da massa, estende-se a massa até ter cerca de 5mm de espessura. Corta-se com a forma desejada e coloca-se num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leva-se ao forno cerca de 8 a 10 minutos a cerca de 180ºC.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Risotto de Frango e Brócolos




Mais um risotto. Desta vez de frango e brócolos. Comida que conforta em dias de chuva. Dias de Outono a pedirem isto. Comida de conforto, sofás e mantas quentinhas. E estes dias de frio e chuva sabem ao meu prato preferido, risotto, com um leve toque de parmesão.

Como fazer:

1 chávena grande de arroz carnaroli + 1 copo de vinho branco seco + 1 litro de água + 1 cebola + pimenta rosa + azeite + queijo parmesão + sal + brócolos + 2 peitos de frango

Primeiro leva-se o azeite ao lume de seguida acrescenta-se a cebola e deixa-se saltear um pouco. Junta-se o frango partido em cubos e deixa-se estar. Tempera-se com o sal e pimenta. Acrescenta-se de seguida o arroz. Deixa-se o arroz fritar um pouco, acrescenta-se o vinho. Adiciona-se aos poucos a água e mexer sempre com cuidado. Quando estiver quase pronto (mais ou menos 15 minutos) adiciona-se os brócolos.
Quando estiver pronto desliga-se o lume e acrescenta-se o queijo parmesão.
Deixa-se repousar 3 minutos e depois serve-se sem demora.


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mel, Azeite e Limão







Mel, Azeite e Limão transformados num bolo. Uma mistura tão mediterrânica a encher a casa com um cheiro absolutamente delicioso.
E a vontade que tinha de provar um bolo de mel e azeite não ficou defraudada. O resultado foi excelente, o bolo fica mesmo muito bom.
Para esta receita inspirei-me no livro " O melhor da doçaria regional Portuguesa: Alto Alentejo" mas com umas pequenas alterações mais de acordo com os meus gostos e a vontade do momento.  

Como fazer:

250g de açúcar + 5 ovos + 1 e 1/2 dl de azeite + 1 dl de mel + 250g de farinha + manteiga e farinha para a forma + sal + raspa de um limão + 1/2 colher de café de fermento em pó 

Misturar os ovos com o açúcar e bater bem. Adicionar o azeite e o mel em fio, sem parar de bater até os ingredientes ficarem bem incorporados. Aos poucos juntar a farinha, o fermento e a raspa de limão.  Misturar bem. Deitar numa forma untada e polvilhada com farinha e levar a forno pré-aquecido a 180ºc durante cerca de 45 minutos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Quentes e Boas


Quentes e Boas. Assim se querem as castanhas. Desta vez em forma de sopa. Quente, envolvente e mesmo, mesmo muito boa. Feita com as primeiras castanhas que chegaram até à minha cozinha, a casarem muito bem com os restantes legumes.

Como fazer:


2 cebolas  + 2 batata + 1 courgette + 2 cenouras + 10 castanhas + água +  azeite +  sal + pimenta rosa

Faz-se um refogado com as cebolas e o azeite. Junta-se os restantes legumes. Tempera-se com o sal e a pimenta rosa. Acrescenta-se água aos poucos, até cobrir tudo. Fecha-se a panela e deixa-se ferver durante 30 minutos. Passa-se com a varinha até que fique cremoso. 

Depois não se espera muito para saborear a sopa. Porque se quer assim, quente e boa.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Com sabor a trópicos




Com o tempo de Outono já instalado mas a querer prolongar um pouco mais o sabor do verão, um bolo com sabor a trópicos. Fácil de fazer e mais fácil ainda de comer.

Como fazer:

Para o bolo:

6 ovos + 2 chávena de chá de açúcar + 2 chávena de chá de farinha+  150 g de manteiga + 3 colheres de sopa de calda de ananás + 1 colher de chá de fermento + 1 pitada de sal + 3 rodelas de ananás

Bater os ovos com o açúcar e o sal até esta mistura duplicar de volume. Juntar a manteiga derretida e bater novamente. Adicionar depois o sumo de ananás e o ananás partido em pedaços pequeninos e continuar a bater durante dois minutos. De seguida, ir juntando a farinha e o fermento. Bater por mais dois minutos.
Levar ao forno  em forma untada e polvilhada durante 40 minutos a 180º

Para a calda:

Sumo de ananás + açúcar em pó 

Levar o sumo da ananás ao lume, até ferver e juntar o açúcar.

Retira-se o bolo da forma e pica-se todo com um palito, cobre-se o bolo, ainda quente, embebendo-o por todo.
Por fim coloca-se o restante ananás por cima do bolo.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Aconchego



Os dias mais frescos estão de volta e trazem consigo a vontade de ficar mais tempo em casa. O aconchego passa a ser a palavra mais pronunciada. A vontade de alimentos que nos confortem passa a ser maior. O desejo de comida em forma de abraço intensifica-se. E das minhas mãos vão saindo novas maneiras de retemperar o corpo e a alma. As sopas passam a estar sempre presentes à minha mesa, com novos sabores e novas variações. Desta vez uma sopa de feijão branco com pinhões tostados que fez as delicias de todos. Para repetir mais vezes.

Como fazer:

2 cebolas + 2 dentes de alho + 2 courgettes + 2 cenouras + 1 lata de feijão branco + azeite + sal + pimenta verde + pinhões

Primeiro as cebolas e os alhos em azeite. Deixar estar lentamente ao lume. Depois acrescentar os restantes legumes partidos em cubos. Temperar com sal e pimenta e deixar estar mais um pouco. Acrescentar o feijão. Cobrir os legumes com água a ferver e deixar estar durante 30 minutos. Depois triturar muito bem com a varinha mágica. 

Entretanto numa frigideira quente, tostar uma mão cheia de pinhões e reservar.

Depois é só servir a sopa sem demora e adicionar os pinhões tostados.