segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Com sabor a trópicos




Com o tempo de Outono já instalado mas a querer prolongar um pouco mais o sabor do verão, um bolo com sabor a trópicos. Fácil de fazer e mais fácil ainda de comer.

Como fazer:

Para o bolo:

6 ovos + 2 chávena de chá de açúcar + 2 chávena de chá de farinha+  150 g de manteiga + 3 colheres de sopa de calda de ananás + 1 colher de chá de fermento + 1 pitada de sal + 3 rodelas de ananás

Bater os ovos com o açúcar e o sal até esta mistura duplicar de volume. Juntar a manteiga derretida e bater novamente. Adicionar depois o sumo de ananás e o ananás partido em pedaços pequeninos e continuar a bater durante dois minutos. De seguida, ir juntando a farinha e o fermento. Bater por mais dois minutos.
Levar ao forno  em forma untada e polvilhada durante 40 minutos a 180º

Para a calda:

Sumo de ananás + açúcar em pó 

Levar o sumo da ananás ao lume, até ferver e juntar o açúcar.

Retira-se o bolo da forma e pica-se todo com um palito, cobre-se o bolo, ainda quente, embebendo-o por todo.
Por fim coloca-se o restante ananás por cima do bolo.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Aconchego



Os dias mais frescos estão de volta e trazem consigo a vontade de ficar mais tempo em casa. O aconchego passa a ser a palavra mais pronunciada. A vontade de alimentos que nos confortem passa a ser maior. O desejo de comida em forma de abraço intensifica-se. E das minhas mãos vão saindo novas maneiras de retemperar o corpo e a alma. As sopas passam a estar sempre presentes à minha mesa, com novos sabores e novas variações. Desta vez uma sopa de feijão branco com pinhões tostados que fez as delicias de todos. Para repetir mais vezes.

Como fazer:

2 cebolas + 2 dentes de alho + 2 courgettes + 2 cenouras + 1 lata de feijão branco + azeite + sal + pimenta verde + pinhões

Primeiro as cebolas e os alhos em azeite. Deixar estar lentamente ao lume. Depois acrescentar os restantes legumes partidos em cubos. Temperar com sal e pimenta e deixar estar mais um pouco. Acrescentar o feijão. Cobrir os legumes com água a ferver e deixar estar durante 30 minutos. Depois triturar muito bem com a varinha mágica. 

Entretanto numa frigideira quente, tostar uma mão cheia de pinhões e reservar.

Depois é só servir a sopa sem demora e adicionar os pinhões tostados.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Memórias




Associamos determinados odores a determinadas circunstancias, momentos, pessoas. É frequente de olhos fechados conseguirmos identificar algo ou alguém só pelo cheiro. A nossa memória olfativa inclui lembranças a odores que mesmo que só tenham ocorrido uma vez na vida, ficam associados a uma experiência que automaticamente é evocada quando voltamos a estar novamente expostos a ele.
E as memórias que incluem lembranças de odores têm tendência para serem mais intensas e emocionalmente mais fortes. Aconteceu isso com um bolo de chocolate feito pela minha irmã. Sabores e odores típicos dos bolos feitos pelas suas mãos talentosas. Que não se reproduzem. São dela. São Ela. E de repente a minha memória olfativa levou-me de novo à minha infância. Aos momentos em que a via, já crescida, a saber fazer coisas que eu não. Tantas coisas. E a querer que sim. Que chegasse o momento que sim. E o momento chegou, mas fica para sempre como referencia os seus sabores que são irrepetíveis.

E então a receita de bolo de chocolate feito pela minha irmã.

Como fazer:

Para a massa:

200 g de chocolate + 7 ovos + 150 g açúcar + 100 g de manteiga + 125 g de amêndoa laminada + 150 g de farinha + 1 colher de café de fermento + 1 chávena de chá de leite

Derreter a manteiga e o chocolate em banho maria e deixar arrefecer. Bater as gemas com o açúcar e juntar o chocolate derretido. Adicionar a farinha, a amêndoa, e o fermento e o leite. 
Bater as claras em castelo e juntar até obter uma massa uniforme.  
Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Vai ao forno a 180º durante 50 minutos. 
Retira-se e deixa-se arrefecer e depois desenforma-se.

Para a cobertura:

200 g de chocolate para culinária + 2 colheras de sopa de manteiga

Para a cobertura, derrete-se o chocolate com a manteiga em lume brando e depois de frio cobre-se o bolo.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dádiva




Para este dia só queria que a minha mesa fosse assim como um espelho, um reflexo das coisas que queria que fossem ditas. Uma mesa para receber, mais uma vez, uns amigos que estão sempre presentes. E para eles uma mesa, uma refeição a dizer o carinho e amizade por eles, gestos traduzidos em afecto. Uma noite prolongada com conversa prolongada. E um brinde ao que foi vivido e o que ainda não. O que é suposto estar para vir. Por nós e pelos mais pequeninos que estiveram aqui a esta mesa. E os tons de verde a significar isso, de esperança. A esperança de um mundo melhor. E penso que é assim, o dom da vida, com os nossos gestos pequeninos a fazerem a diferença. Toda a diferença. Para evitar isso da indiferença.

domingo, 14 de outubro de 2012

Claras e Coco





Para aproveitar umas claras um bolo que ficou no ponto certo.Absolutamente deliciosos. E que foi comido como se não houvesse amanhã. Os meus rapazes não dão tréguas aos doces feitos cá em casa. Fazer o quê? Deixar. E que isso os faça um bocadinho mais felizes.

Como fazer:

Para o bolo:


5 claras + 1 colher chá de sal + 100 g de manteiga + 2 chávenas chá de açúcar + 5 colher sopa de azeite + 3 chávenas chá de farinha + 200 ml de leite + 60 g de coco ralado

Bate-se as claras em neve com o sal, mas não muito firme, apenas até formar picos. Reserva-se.
Bater a manteiga amolecida com o açúcar e o azeite até estarem bem incorporados.
Adiciona-se a farinha e o leite, intercalando os dois aos poucos, até obter um creme uniforme.
Acrescentar o coco ralado.
Juntar as claras em neve, misturando delicadamente de baixo para cima, até formar uma massa leve.
Coloca-se em forma untada e polvilhada com farinha  e leva-se ao forno pré-aquecido a 180o por 30/40min.


Para a calda e cobertura:

2 chávenas de chá de leite + 100 g de açúcar + 1 colher de chá de manteiga + 100 g de coco ralado

Leva-se tudo ao lume e deixa-se ferver durante 10 minutos em lume brando.

Quando o bolo estiver cozido retira-se do forno e ainda na forma pica-se todo com um palito e rega-se com o leite (tendo o cuidado para coar o coco), depois por cima do bolo coloca-se o coco.

Ocaso.



Já aqui o tinha dito. O sitio com um pôr de sol mágico. Com uma luz muito própria, como só aqui. Sem duvida um privilégio da natureza. E que para mim está inevitavelmente associado à poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Nota: os créditos das fotografias não são meus, são do meu belo fotografo particular! Que consegue captar em imagens aquilo que eu sinto na alma.

"Espero sempre por ti o dia inteiro,
Quando na praia sobe, de cinza e oiro,
O nevoeiro
E há em todas as coisas o agoiro
De uma fantástica vinda."

Sophia de Mello Breyner Andresen

Fotos: PF

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Prairie




Prado. Pradaria. Prairie.  A remeter para o campo Inglês, numa versão mais moderna. Linda esta louça. Peças diferentes com um design moderno. Mais uma novidade da Vista Alegre. Mais uma tentação.