quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Morangos e Rabanetes



Apesar dos dias andarem mais frescos, ainda vai apetecendo umas saladas. Esta foi feita com frutos e legumes fresquíssimos, vindos directamente do mercado.Os sabores predominantes dos morangos doces e dos rabanetes apimentados a destacarem-se no conjunto todo. Temperada com um delicioso molho agridoce, revelou-se uma autentica delicia.
Acompanha com o que se quiser, aqui com lascas de queijo parmesão e fatias de pão saloio.
Para comer como se não houvesse amanhã, e sem remorsos.

Como fazer:

Para a salada:

Nas quantidade que se pretenderem: Morangos + pepino + rabanetes + alface + uvas + hortelã

Dispõem-se numa taça a alface, o pepino, os morangos partidos em quatro, os rabanetes e as uvas.

Para o molho:

Azeite + sal + vinagre balsâmico + 1 colher de chá de mel + 1 colher de sopa de água

Mexe-se muito bem os ingredientes todos até estarem bem misturados.

Depois rega-se a salada com o molho e acrescenta-se as folhas de hortelã.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Bolo de Marmelo



Um dia de chuva a pedir uma casa quentinha e o aconchego de um doce. Feito com os primeiros marmelos que chegaram até à minha cozinha. E do meu forno saiu um bolo com sabor a Outono. Alto e fofo. Doce e a saber ligeiramente a caramelo.

Como fazer:

2 marmelos + 2 chávenas de chá de farinha com fermento + 1 chávena de chá de açúcar branco + 1 chávena de chá de açúcar amarelo + 1 chávena de chá de manteiga derretida + 6 ovos + 3 colheres de sopa de manteiga + sal

Laminar os marmelos. Levar a forma ao lume com a manteiga, quando estiver derretida acrescentar o açúcar e os marmelos. Deixar cozinhar em lume brando.
Numa tigela, misturam-se a farinha com fermento, o sal e o açúcar. Acrescenta-se os ovos e a manteiga e bate-se muito bem. Verte-se por cima dos marmelos e vai ao forno, pré-aquecido, a 175 º durante mais ou menos 50 minutos.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Daqui




Daqui veio esta compota deliciosa.





Com os quilos e quilos de pêras que este ano saíram do quintal da minha Mãe, era necessário criar novas receitas. Esta foi a primeira. Compota de pêra com estrela de anis. Feita de forma diferente, esta compota revelou-se uma autentica maravilha.

Como fazer:

4 kg de pêras + 2 kg de açúcar + sal + 3 estrelas de anis

Cortam-se as pêras em cubos, mantendo a pele, retira-se apenas as sementes e coloca-se num tacho fundo. Adiciona-se o açúcar, o sal e a estrela de anis. Deixa-se ficar assim durante 1 hora, e mexe-se a espaços regulares.

Findo esse tempo leva-se ao lume até a pêra estar cozida. Depois passa-se com a varinha mágica e deixa-se estar até atingir o ponto, mexendo sempre. Dependendo do gosto de cada um, o doce poderá ficar mais consistente ou menos.

Entretanto escaldam-se os fracos e depois de bem limpos enche-se com o doce ainda a ferver. Neste ponto é necessário muito cuidado para não queimar os dedos.

Depois de encher os fracos tapa-se imediatamente para ganhar vácuo.

Depois de aberto o doce deverá ser conservado no frigorífico.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Macarronada



Uma macarronada que levou na sua confecção o molho de tomate feito nas férias. Para enriquecer um pouco mais, cogumelos Paris e queijo parmesão. E em menos de nada estava feita uma refeição. Comida de conforto e sem segredo algum.

Como fazer:

Massa macarrão + azeite + sal + molho de tomate + queijo parmesão + cogumelos Paris + 1 dente de alho

Leva-se ao lume um tacho com água, sal e um fio de azeite. Quando ferver cozer a massa conforme indicado na embalagem.
À parte mais um fio de azeite e o dente de alho esborrachado. Deixa-se tomar o gosto e acrescenta-se os cogumelos Paris, deixa-se saltear um pouco e acrescenta-se o molho de tomate.
Quando a massa estiver cozida escorre-se e reserva-se alguma água da cozedura.
Acrescenta-se o molho um pouco da água, deixa-se começar a ferver. Junta-se a massa e o queijo parmesão ralado.
Serve-se sem demora alguma.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A encerrar, salada.



Uns legumes a pedirem uma refeição com urgência. Uma vontade enorme de ovinhos de codorniz. E para satisfazer mais outra vontade, maionese. E então, um jantar do mais banal que pode haver. Uma espécie de salada russa, com uma ou outra variação.
Encerrar-se assim, com esta salada, o mês de Setembro, o mês dos dias cálidos e mágicos. O mês em que se sente no ar um suave mistério, e que ao longo dos dias vai arrastando consigo mudança e renovação.
Outubro já significa casa e aconchego. A chuva e as temperaturas mais baixas já pedem mantas quentinhas e casacos aconchegantes. E pede também outros sabores e outras cores na mesa. Tartes, bolos, marmelada, assados e muito chá.

Como fazer:

Salada:

2 cenouras + 2 batatas + 1 cebola + feijão verde + ervilhas + couve roxa

Um tacho ao lume com água e sal e os legumes por esta ordem: cenouras depois batatas, cebola, tudo partido em cubos pequeninos, ervilhas e depois o feijão verde.
Parte-se a couve roxa e escalda-se em água a ferver. Quando os restantes legumes estiverem quase cozidos acrescenta-se a couve. Depois deixa-se arrefecer completamente.

À parte cozem -se os ovinhos de codorniz em água e sal e reserva-se

Entretanto faz-se a maionese assim:

1 ovo + sal + pimenta + 1 colher de sopa de mostarda + 1 colher de sopa de vinagre +  óleo.

Junta-se tudo e bate-se com a varinha e em fio acrescenta-se o óleo até atingir a consistência pretendida.
leva-se ao frio até à hora de servir.

Depois é só compor. Os legumes, os ovinhos e a maionese. E a pedido mais um ingrediente, atum.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Gambas, gengibre e coentros



Um bom prato de massa é o antídoto por excelência para aqueles dias impossíveis. E num desses dias a vontade de associar gambas, gengibre e coentros a uma massa que fosse fina. Esparguete, era o que mais estava a apetecer. E em menos de nada uma refeição aromática e saborosa. Que agradou a todos. E que ajudou a esquecer um dia difícil.

Como fazer:

1 kg de gambas + gengibre + coentros + esparguete + sal + pimenta + 2 colheres de sopa de manteiga.

Começa-se por cozer as gambas em água e sal, depois deixa-se arrefecer ligeiramente e retira-se a casca.
À parte coloca-se um tacho com água, sal e um fio de azeite e quando começar a ferver adiciona-se o esparguete.
Leva-se ao lume um tacho com manteiga e salteia-se as gambas, adiciona-se o gengibre e os coentros. Rectificam-se os temperos.
Quando a massa estiver cozida, retira-se uma chávena de água da cozedura, e escorre-se. Adiciona-se a água às gambas deixa-se ferver ligeiramente e junta-se a massa. Serve-se sem demora.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tarte de figos



A quantidade generosa de figos que chegou até à minha cozinha este ano, deu para reservar alguns para uma tarte.
Nada elaborada, básica até, esta tarte revelou-se uma verdadeira delicia. E porque por estes dias o que mais precisamos é de coisas boas. De tudo o que nos fizer bem. De beleza. Porque já basta o tanto que nos espera lá fora. Que pelo menos haja a possibilidade de um doce, de felicidade. E que seja exequível. Que esteja ao alcance de uma vontade. E a minha vontade foi de uma tarte de figos, que nunca tinha provado. E de uma mesa colorida.

Como fazer:

1 placa de massa folhada + figos + açúcar + manteiga + sal

Primeiro coloca-se numa forma a manteiga e leva-se ao lume a derreter, depois cobre-se o fundo da forma com o açúcar e a pitada de sal e leva-se de novo ao lume até ficar ligeiramente caramelizado. Retira-se e deixa-se arrefecer. Partem-se os figos ao meio e coloca-se no fundo da forma. Por cima coloca-se a massa folhada. Pica-se a massa com um palito e leva-se ao forno durante 20 minutos.

Depois pode ser servida assim simples ou com uma bola de gelado.