quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Camélias



E à minha mesa camélias. E pão-de-ló.
Só por apetecer muito conjugar as duas coisas. Um conjugação pouco provável, ou talvez não, de associar uma flor e um doce.
Foi um desejo que rapidamente concretizei, e então a mesa que partilho todos os dias teve um significado diferente. Só porque associei camélias a pão-de-ló.
E as cores que sem saber se conjugaram tão bem.


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Creme de ervilhas





Um creme rico e aveludado. Rápido de se fazer e que fica delicioso. Apesar de não apreciar ervilhas, este creme convenceu-me. E certamente estará mais vezes à minha mesa.
Da próxima vez vou experimentar servir esta sopa fria a ver como é que corre.

Como fazer:

1 Cebola + 2 courgettes + 2 dentes de alho + 4 cenouras + 500 g de ervilhas + sal + azeite + pimenta preta + 1 pacote de natas.

Primeiro parte-se a cebola e os alhos e leva-se ao lume com um pouco de azeite. Depois acrescenta-se os restantes legumes partido em cubos e as ervilhas e deixa-se estar um pouco. Tempera-se com sal e pimenta e acrescenta-se a agua até cobrir os legumes. Deixa-se cozer durante 30 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Leva-se novamente ao lume e acrescenta-se um pacote de natas. Rectifica-se os temperos e deixa-se levantar fervura. Depois é só servir sem demora.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval.



Carnaval é sinónimo de iguarias típicas desta época com especial destaque para as massas fritas: as filhós fritas e as de forno, os ratinhos e os sonhos. Lembro-me de ser criança e de na terça-feira de Entrudo se fazerem os sonhos e as filhoses. E hoje, depois de muitos anos sem comer sonhos no Carnaval, uma vontade enorme levou-me directamente para a cozinha para os preparar. Fica aqui então os sonhos do meu Carnaval, passado no sossego da minha casa, tendo por companhia chávenas de chá, jogos de tabuleiro e aqueles que mais quero.

Como fazer:

200 g de farinha + sal + 75 g de manteiga + sal + 6 ovos + açúcar + canela

Leva-se a água ao lume com a manteiga cortada em bocados e o sal.
Deixa-se levantar fervura e derreter a manteiga completamente.Retira-se o tacho do lume, adiciona-se a farinha peneirada de uma só vez e mexe-se até formar uma bola em volta da colher e separar-se do tacho.Leva-se a massa novamente a lume brando para secar um pouco mais e depois deita-se no recipiente em que será batido. Acrescenta-se os ovos um a um. Pode ser batido à mão ou com a batedeira.
Leva-se o óleo a aquecer e coloca-se a massa aos poucos.
Depois de fritos retiram-se os sonhos e colocam-se em papel absorvente e depois polvilham-se com açúcar e canela.




segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mousse da Teresinha


Uma mousse fácil e rápida de fazer. Para aqueles dias em que não há tempo para fazer uma sobremesa, esta é uma opção muito boa. E como leva mousse de chocolate regra geral agrada a todos.
Esta sobremesa também pode ser feita com mousse caseira ficando assim uma sobremesa muito melhor.

Como fazer:

1 Embalagem de mousse de chocolate + palitos de champanhe + sultanas + 2 pacotes de natas + 2 colheres de sopa de açúcar

Prepara-se a mousse de chocolate conforme indicações da embalagem. De seguida bate-se as natas até ficarem firmes e acrescenta-se o açúcar. Numa taça coloca-se alternadamente a mousse, as natas, os palitos de champanhe partidos em pedaços e as sultanas.  
Leva-se ao frio pelo menos 1 hora para que a mousse fique consistente.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bolo de Tangerina.



“O que faz uma menina de tangerina na mão?
Cheira, prova, experimenta...
O acontecimento é único
(a menina nunca antes provou nada assim)
e, por isso, todos vêm ver.
Será que vai gostar?
Vida fora, não esquecerá este primeiro gomo,
que, diz ela, tem o sabor da primeira vez.”

Sérgio Godinho


Um bolo delicioso com o sabor inconfundível das tangerinas. Fica um bolo fofo e húmido. Muito bom. E quem provou, repetiu. Por ser tão bom. Só por ser tão bom.
Fica aqui então a receita do bolo que ficou tão bom.

Como fazer:

10 Tangerinas (usei as mais pequeninas) + 4 ovos + 1 chávena de óleo + 2 chávenas de açúcar + 2 chávenas de farinha + 1 colher de sobremesa de fermento + icing sugar

Primeiro retira-se a casca às tangerinas e deixam-se 3 ou 4 com a casca e partem-se em pedaços, adiciona-se os ovos, o óleo e o açúcar. Bate-se com a varinha mágica. Depois acrescenta-se a farinha e o fermento e bate-se até ligar todos os ingredientes.
Leva-se ao forno durante 45 minutos a 180 º em forma untada.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma. Depois de frio polvilha-se com icing sugar.



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bolo de Atum






Este bolo salgado simples de fazer e muito saboroso, foi uma agradável surpresa. Agradou a todos, sem excepção. E como cá em casa todos gostam muito de bolos salgados os pedidos para fazer mais vezes não se fizeram esperar.
Para ser feito mais vezes então.

Como fazer:

200g de atum em lata + 200g de farinha + 1 colher de chá de fermento em pó + 100 g de azeitonas + 100 g queijo ralado + 3 ovos + 2 dl de iogurte + 2 dl de azeite + Salsa q.b. + Sal. + Pimenta preta

Tirar o caroço às azeitonas, corar em pedaços e misturar com o atum. Colocar a farinha e o fermento numa tigela e misturar com os ovos. Adicionar o azeite, o iogurte e o queijo ralado e temperar com sal e pimenta.
Acrescentar a mistura anterior e a salsa, deitar na forma e levar ao forno durante 45 minutos a 180º em forma untada e polvilhada.




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Talharim com brócolos, azeitonas e nozes



Para aqueles dias em que é necessário preparar uma refeição em menos de nada recorro frequentemente às massas. Desta vez para aproveitar uns brócolos em fim de vida, nasceu esta massa à qual acrescentei umas azeitonas e nozes. Nasceu assim mais uma massa diferente e que agradou a todos.

Como fazer:

Massa talharim + brócolos + azeitonas às rodelas + nozes + azeite + sal + pimenta rosa + 1 pacote de natas + 1 dente de alho

Enquanto se coze a massa em água, sal e um fio de azeite, coloca-se à parte a aquecer um fio de azeite com um dente de alho esborrachado. Acrescenta-se as azeitonas e tempera-se com sal e pimenta, acrescenta-se de seguida os brócolos e deixa-se saltear até estarem al dente. Depois disso acrescenta-se as natas e rectificam-se os temperos. Envolve-se a massa e umas colheres de sopa da água de cozer a massa. Por fim coloca-se as nozes picadas grosseiramente.

Depois é só servir sem demora em pratos da sopa para manter o ponto.


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bolo de Nozes e Marmelada





Um bolo com sabor a Inverno. Com nozes oferecidas por uma senhora muito simpática, a Dona Rosa, e com marmelada feita pela minha amiga Isabel.
Fica um bolo muito bom, com uma textura diferente. Excelente para um lanche a acompanhar com um chá.

Como fazer:

6 Ovos + 2 chávenas de chá de açúcar amarelo + 3 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de óleo + 1 chávena de chá de nozes picadas + 100 g de marmelada + 1 colher de chá de fermento em pó

Primeiro bate-se os ovos com o açúcar.  Adiciona-se a farinha, o fermento em pó e o óleo. Junta-se uma chávena de nozes picadas e a marmelada cortada em pedaços pequenos. Envolver muito bem na massa.  Levar ao forno, a cozer, em forma untada e polvilhada com farinha, durante 40 minutos a 170º.







sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Memórias


Este bolo de ananás é de todos aquele que mais me sabe a infância. Era frequente haver este bolo em dias de festa e ocasionalmente aos fins-de-semana. E de repente uma vontade de voltar à infância, aos sabores daqueles tempos, aos abraços protectores e a todas as memórias queridas que guardo dentro de mim, de uma infância diferente mas feliz. E de repente essa vontade de ser novamente menina levou-me a este bolo.

Como fazer:

1 Lata de ananás em calda + uvas passas + 2 chávenas de chá açúcar + 2 chávenas de chá de farinha + 4 ovos + sal + 1 colher de chá de fermento + calda de ananás + açúcar para o caramelo + 2 colheres de sopa de manteiga

Primeiro coloca-se a manteiga na forma e leva-se ao lume para derreter, acrescenta-se o açúcar e deixa-se ganhar um pouco de cor. Adiciona-se depois o ananás e preenche-se os espaços com as uvas passas. Leva-se de novo ao lume e deixa-se cozinhar ligeiramente o ananás e as uvas.
Entretanto batem-se os ovos com o sal e o açúcar até dobrar de volume. Acrescenta-se a farinha e alterna-se com umas colheres de sopa da calda de ananás. Bate-se bem e por fim acrescenta-se o fermento. Coloca-se na forma e vai ao forno a 180º durante 40 minutos. Depois de cozido retira-se do forno e deixa-se arrefecer um pouco e só depois é que se desenforma.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pão de Nozes e Passas



Fazer pão é bastante simples, uns são mais rápidos e mais fáceis de fazer do que outros. E o cheiro de pão acabado de fazer a espalhar-se pela casa preenche-nos a alma. Por isso sempre que posso faço pão em casa.
Este pão de nozes e passas é uma versão fácil e rápida. Fica um pão macio e perfumado, óptimo para um lanche ou para um pequeno-almoço. Ou então para comer com uma fatia generosa de manteiga. Sem culpas.

Como fazer:

425 gr de farinha de trigo + 25 gr de manteiga derretida + 300 ml de leite + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio + 3/4 de colher de chá de sal + 50 gr de miolo de noz + 50 gr de passas

Colocar todos os ingredientes na batedeira e misturar até formar uma bola de massa. Retirar, polvilhar uma superfície com farinha e voltar a amassar mais um pouco, desta vez com as mãos. Juntar as passas e as nozes e voltar a amassar, até incorporar bem todos os ingredientes. Formar uma bola e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal.  Levar ao forno a 200ºC. aproximadamente 35 minutos


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Caracóis



Esta entrada revelou-se uma agradável surpresa. Uns caracóis de massa folhada com queijo creme e ervas aromáticas.
Fácil de fazer e ainda mais fácil de comer. Serve como entrada ou para um lanche ou pode ter honras de prato principal fica á nossa consideração.

Como fazer:

1 Placa de massa folhada + 1 embalagem de queijo creme (philadelphia) + orégãos + sal + pimenta rosa

Primeiro mistura-se o queijo com o sal, a pimenta e os orégãos e reserva-se. Estende-se a massa folhada e cobre-se com a mistura do queijo. Enrola-se a placa de massa folhada e corta-se em fatias. Achata-se ligeiramente a massa para ficar com o formato de caracóis. Vai ao forno quente até a massa estar folhada e dourada.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Aniversário





Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carne mais envilecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida.

Queira-se antes ventura que aventura
À medida que a têmpora embranquece
E fica tenra a fibra que era dura.

E eu te direi: amiga minha, esquece...
Que grande é este amor meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece.

Vinicius de Moraes

Ontem o H. fez anos. E para comemorar o seu aniversário quis que estivesse rodeado do que gosta e de quem mais gosta. E quis oferecer-lhe um bolo que é um dos seus jogos preferidos. Poker. E fez tanto sucesso, que miúdos e graúdos não se pouparam a elogios.

Como fazer:

3 Chávenas de chá de farinha + 2 chávenas de chá de açúcar + 1,5 chávena de chá de cacau + 1,5 chávena de chá de óleo + 1,5 chávena de chá de leite quente + 7 ovos inteiros + 2 colheres de chá de fermento + pasta de açúcar de diversas cores

Numa tigela, misturar bem os ingredientes secos, a farinha, o açúcar o cacau e o fermento. Juntar então, aos poucos, o óleo, depois o leite aquecido e os ovos inteiros. Levar a cozer numa forma untada e polvilhada de farinha, a 165ºC por 4o a 45 minutos.

Depois de cozido retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma.

Depois de frio cobrir com a pasta de açúcar, que primeiro deve ser muito bem amassada antes de ser esticada.
Decora-se a gosto.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Uma Canjinha


Para tentar acabar com uma gripe terrível, uma canjinha com legumes e frago.
A ver se sim. Se consigo ficar melhor com o conforto de uma sopa. A ver se este mal-estar, que não me tem deixado ser eu por inteira, vai embora.
Espero que sim.

Como fazer:

1 Cenoura + 1 cebola + 1 dente de alho + 1 batata + sal + água + 1 peito de frango + massa pontinha.

Coloca-se ao lume uma panela com água e sal e quando estiver a ferver acrescenta-se o frango. Deixa-se estar um pouco e depois acrescenta-se os legumes partidos aos pedaços. Deixa-se cozer durante 30 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Desfia-se o frango e acrescenta-se a massa pontinha. Rectifica-se os temperos. Depois de pronta é só comer rapidamente para ajudar a passar as dores de garganta.